booked.net

Porto Walter intensifica ações do Julho Amarelo para combater hepatites virais e registra aumento de casos

Em 2023, foram registados 163 casos, com maior prevalência da hepatite B. Em 2024, o número subiu para 203 casos, posicionando Porto Walter como um dos municípios com maior incidência da doença no Acre.

Compartilhe:

 Imagemshutterstock.com

Redação Juruá Online

O município de Porto Walter enfrenta um desafio crescente na luta contra as hepatites virais. Em 2023, foram registados 163 casos, com maior prevalência da hepatite B. Em 2024, o número subiu para 203 casos, posicionando Porto Walter como um dos municípios com maior incidência da doença no Acre.

Com o objetivo de combater a doença, o município está a intensificar as ações do Julho Amarelo, mês dedicado à conscientização sobre a hepatite B. “Estamos a trabalhar para identificar pessoas já infectadas e iniciar o tratamento, mas também queremos alcançar novas pessoas”, afirmou a enfermeira e coordenadora de vigilância epidemiológica Jamila Ferreira da Silva.

O município conta com um sistema de saúde descentralizado, permitindo que o tratamento e o acompanhamento dos pacientes sejam realizados localmente, com a participação de enfermeiros, médicos e farmacêuticos. A Central Única de Medicamentos assegura o acesso aos medicamentos para os pacientes. Em casos que requerem avaliação especializada por um infectologista, os pacientes são encaminhados para Cruzeiro do Sul.

“A nossa preocupação é encontrar todos os pacientes infectados pela hepatite B para que possam iniciar o tratamento o mais rápido possível”, salientou a coordenadora. “É importante lembrar que a hepatite B é uma doença silenciosa, e muitas pessoas vivem com a doença sem saber. Por isso, é fundamental realizar o teste”, alertou.

O município está a realizar diversas ações para alcançar a população durante o Julho Amarelo. Uma das iniciativas é levar a saúde até os trabalhadores, que muitas vezes não têm tempo de se dirigir às unidades de saúde. “No dia 31 de julho, iremos realizar o encerramento da campanha na praça e junto aos moto-táxis no centro da cidade”, anunciou.

A campanha inclui um sorteio de prémios para quem realizar o teste rápido para hepatite B, HIV, sífilis e hepatite C. “O teste é simples, rápido e indolor, bastando uma gota de sangue. Em poucos minutos, o resultado estará disponível”, explicou Jamila.

“Convidamos toda a população de Porto Walter a participar na campanha do Julho Amarelo. Faça o teste e proteja a sua saúde e a saúde das pessoas que você ama”, concluiu.

Em 2023, de janeiro a junho Porto Walter registrou 1 caso de hepatite viral. Já de julho a dezembro registrou 8 casos.

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima