Vladimir Putin, presidente da Rússia, confirmou a Daniel Rittner, diretor de Jornalismo da CNN Brasil, no dia 18 de outubro que não virá ao Rio de Janeiro para a Cúpula do G20, que acontece nos dias 18 e 19 de novembro.
O país será representado por Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores, segundo apuração de Jussara Soares, analista de Política da CNN. Essa será a segunda visita de Lavrov ao Brasil neste ano — a primeira foi em fevereiro, para a reunião de chanceleres do G20.
A cúpula do G20 reunirá chefe de Estado ou governo, como o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e contará com representantes de União Europeia e União Africana.
Por que Putin não virá ao Brasil para o G20?
O Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu um mandado de prisão contra Vladimir Putin em março de 2023 por supostos crimes de guerra durante o conflito na Ucrânia.
O Brasil é signatário do Tratado de Roma e seria obrigado a prender o líder russo no momento em que ele chegasse ao país.
Putin ressaltou à CNN Brasil que a presença dele no G20 poderia “arruinar” o fórum — visto que seria um grande foco para os países reunidos. Assim, decidiu por enviar um representante em seu lugar.
“Temos uma boa relação, relação amigável com o presidente Lula. Eu iria lá de propósito? Para violar a operação desse fórum? Para arruinar o fórum?”, indagou.
“Mesmo colocando o TPI de lado, será o único tópico em discussão, por que faríamos isso? Somos adultos. Vamos achar uma pessoa na Rússia que possa representar os interesses da Rússia no Brasil”, adicionou.