booked.net

Policiais Militares do Acre que atuaram em Operações Humanitárias no Sul durante enchentes recebem reconhecimento

Compartilhe:

Redação Juruá Online

Nos meses de julho e agosto de 2024, a Polícia Militar do Acre, por meio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), mobilizou 23 militares para apoiar o estado do Rio Grande do Sul, que sofreu com uma grande enchente no primeiro semestre do ano. A ação teve como objetivo auxiliar na reconstrução das áreas afetadas e oferecer suporte logístico e de segurança à população gaúcha.

Segundo o comandante interino da Polícia Militar, Daniel Teixeira, a mobilização dos militares do Acre foi uma resposta a um pedido de ajuda do governo do Rio Grande do Sul, que enfrentava sérias dificuldades em razão das chuvas que causaram destruição e a perda de vidas. “Muitas pessoas perderam seus imóveis e a situação exigiu o apoio de todo o país. Então, no final de junho, o nosso coronel Edivan Rogério informou que havia essa solicitação para enviarmos militares para auxiliar nas operações humanitárias”, explicou Teixeira.

Teixeira, que se voluntariou para integrar a equipe, destacou a gratificação de poder ajudar a população em um momento tão crítico. “Foi uma operação muito boa e gratificante, de poder auxiliar um povo que passou por uma situação tão complicada”, relatou. Os militares do Acre, além de participarem das ações humanitárias, contribuíram com o policiamento ostensivo e a logística para a distribuição de materiais destinados às vítimas da enchente.

A operação durou cerca de 65 dias e, durante esse período, os policiais militares do Acre trabalharam em conjunto com a Brigada Militar do Rio Grande do Sul, o órgão de segurança pública local. “Deixamos o nosso efetivo nas ruas, o que liberou a Brigada Militar para atuar de forma mais eficiente, por eles conhecerem melhor o terreno”, afirmou Teixeira.

A experiência adquirida durante a missão no Rio Grande do Sul agora será aplicada em Cruzeiro do Sul, onde Teixeira assumiu interinamente o comando do 6º Batalhão. Ele ressaltou que, com o aprendizado obtido, pretende implementar melhorias no planejamento e na gestão das operações policiais na região. “A ideia é continuar aprimorando o policiamento e levar mais segurança à nossa comunidade”, concluiu.

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima