Redação Juruá Online
Na manhã desta terça-feira, a Polícia Civil deflagrou a Operação Reduto, que visa cumprir 35 ordens judiciais, incluindo mandados de busca, apreensão e prisão. A operação tem como objetivo desativar um núcleo de uma organização criminosa dedicada ao tráfico de drogas na região do Juruá. A ação contou com 60 policiais, sendo 17 de Rio Branco.
As investigações estão concentradas em Cruzeiro do Sul, já que as organizações se estabelecem nessa área devido à posição estratégica da cidade, que possui várias rotas para o tráfico de drogas. As drogas são comercializadas e enviadas para outros estados e até para o exterior.
De acordo com Pedro Buzolin, diretor de capital interior, é impossível mensurar a quantidade de drogas que circulam na região do Juruá; apenas se tem noção do alto volume com base nas apreensões realizadas.
Do total de 35 ordens, 25 são mandados de busca e apreensão, e 10 são mandados de prisão, sendo 6 na região do Juruá. O delegado de polícia da Delegacia de Repressão a Crimes Organizados de Rio Branco, Saulo Macêdo, afirmou que a operação de hoje é resultado de vários anos de investigações minuciosas para desvendar a atuação em rede dos criminosos envolvidos com o tráfico de drogas nessa região.
Além das prisões e apreensões, também foram identificadas propriedades rurais e de gado em Cruzeiro do Sul como provenientes do dinheiro do tráfico.