Pesquisador Davi Friale prevê primeira friagem de 2024 no Acre para segunda quinzena de maio

spot_img

O mês de maio se inicia nesta quarta-feira (1) e traz consigo a expectativa da primeira friagem do ano, conforme apontado pelo renomado pesquisador Davi Friale em sua previsão divulgada no site “O Tempo Aqui”.

Segundo a previsão, a primeira onda de frio polar deve atingir o estado na segunda metade de maio, trazendo consigo chuvas que podem ser acompanhadas de temporais.

“Frequentemente, é neste mês que ocorre a primeira friagem, um fenômeno típico do inverno no sul e oeste da Amazônia Ocidental. As chuvas podem vir acompanhadas de ventanias durante a incursão de massas polares, podendo desencadear temporais. As temperaturas podem cair abrupta e significativamente”, destaca a previsão.

Friale ressalta que é esperada pelo menos uma onda de frio polar durante este mês, caracterizando uma friagem de intensidade média ou fraca, mas não se descarta a possibilidade de uma queda de temperatura mais intensa, especialmente na segunda metade de maio.

O pesquisador também alerta para a redução das chuvas devido à chegada das massas de ar frio de origem polar, o que tende a deixar o clima mais seco.

Com informações Contilnet

spot_img

Notícias relacionadas:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS