Nesta quinta-feira (10), a diretora da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e ex-deputada federal, Perpétua Almeida, anunciou o lançamento dos Jogos Estudantis Digitais no Acre (JEDIS) no Instituto Federal do Acre – Campus Cruzeiro do Sul (Ifac). O projeto, em parceria com o Ministério do Esporte e promovido pela Associação Moriá, visa beneficiar 1.040 estudantes, com 540 vagas para Cruzeiro do Sul e 500 para Tarauacá, através de uma emenda parlamentar de mais de R$ 3 milhões.
O JEDIS tem como objetivo oferecer uma aprendizagem inovadora e interativa, com cursos profissionalizantes que permitirão aos jovens explorar carreiras no ambiente digital.
Conforme Perpétua Almeida, o JEDIS é uma disputa entre alunos, mas, acima de tudo, uma formação de profissionais para esse mercado promissor. Ela informou que o principal objetivo é abrir portas para talentos que poderão atuar em empresas de todo o mundo.
Os estudantes poderão se especializar em áreas de grande potencial, como desenvolvimento de games, programação, webdesign, marketing digital, edição de vídeos e ilustração. O programa é destinado a jovens entre 14 e 25 anos, com duração de dois meses e aulas presenciais nos turnos matutino e vespertino.
Além dos cursos, os participantes poderão competir em cinco modalidades de e-sports: Free Fire, Valorant, Team Fight Tactics, League of Legends e e-Football, com aulas realizadas duas vezes por semana no campus.
Conforme o diretor geral do Ifac, Raelison Walter, os alunos que se destacarem poderão participar de competições nacionais e até internacionais.