O cancelamento de pousos no aeroporto de Cruzeiro do Sul tem sido frequente na vida dos passageiros que estão chegando de Rio Branco para o município e até de outros estados. O único avião de grande porte que atende a cidade está sempre cancelando os voos. Um dos principais problemas que levam a esse cancelamento, é a cerração ou neblina, que tira a visibilidade dos pilotos em relação à pista. Isso porque os voos entre Cruzeiro do Sul e Rio Branco ocorrem de madrugada. E o aeroporto local não tem o ILS, que é um sistema de pouso ou aterragem por instrumentos. É um sistema que dá uma orientação precisa ao avião que esteja na fase de aproximação final duma determinada pista.
Conforme uma denúncia anônima, desde a última segunda-feira (19/02), os voos para Cruzeiro do Sul não estão ocorrendo. Passageiros se encontram há dias sem poder chegar ao destino tendo seus compromissos atrasados ou até mesmo perdidos.
“A chegada e saída para Cruzeiro a cada dia vem piorando, pois se vier por estrada, as condições são inacessíveis, perigosas e cansativas e já se vier por via aérea, os valores são exorbitantes, com péssimo serviço e instabilidade de data de chegada ou saída.
Independente de quem seja o responsável por esta situação, sei que a população é que não é.
Sei que esta denúncia será mais uma que ocorre por anos em Cruzeiro e todos (companhia aérea, governo e outros inseridos no processo) fecham os olhos para isso, mas se faz necessário denunciar porque no final quem paga a conta é a população que é a vítima nisso tudo”, diz a denunciante.
Após contato com autoridades locais e parlamentares do Acre, a nossa reportagem recebeu informações de que os aeroportos do Acre estariam recebendo reestruturação, sendo estes, o aeroporto de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Marechal Thaumaturgo, Tarauacá e Sena Madureira.
Conforme o Ministro do Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, o Aeroporto de Rio Branco será entregue revitalizado em outubro. “Estamos juntos trabalhando nesta pauta. Esperamos que nos próximos 24 meses possamos estar levando novos aeroportos. Estamos trabalhando ao lado das companhias aéreas para mudar os horários do voos para passar das 6h da manhã até às 18h para dar mais conforto e acessibilidade ao povo do estado do Acre”, disse o ministro.
Políticos do Acre como o senador Alan Rick é o deputado Luiz Gonzaga participaram do encontro em Brasília com a presença de Sílvio Costa e destacaram a necessidade de encontrarem uma solução para esse problema.
Por Juruá Comunicação