booked.net
spot_img

Outono de 2025 começa com expectativa de frio e redução das chuvas no Acre

O outono de 2025 teve início oficialmente nesta quinta-feira, 20, às 4h01 (horário do Acre), trazendo uma transição para um clima mais seco e frio no estado. Segundo o meteorologista Davi Friale, a estação se estenderá até 20 de junho e será marcada pela diminuição das chuvas e pela chegada das primeiras ondas de frio polar, que provocam o fenômeno da friagem na Amazônia Ocidental.

Nos próximos meses, as incursões de ar polar devem levar a quedas bruscas nas temperaturas, resultando em noites frias e dias ensolarados. Friale alertou que, em anos passados, Rio Branco já registrou temperaturas abaixo de 9ºC durante esta época do ano. Dependendo da intensidade das massas de ar frio, algumas friagens podem durar mais de uma semana, acompanhadas de ventos intensos e céu encoberto.

A previsão indica que a redução mais significativa das chuvas ocorrerá a partir da segunda quinzena de abril, quando o ar seco começa a dominar a região. Contudo, antes que o frio se estabeleça, as frentes polares podem causar temporais com raios e chuvas fortes, embora passageiras.

Para este outono, a expectativa é de temperaturas abaixo da média e chuvas que podem estar dentro ou ligeiramente acima da climatologia do período. Friale também mencionou a possibilidade de recordes de frio nas próximas semanas, além de picos momentâneos de calor intenso após a passagem das frentes frias.

Essas previsões são baseadas em mais de 60 anos de análise de padrões atmosféricos, levando em consideração fatores como radiação solar e ciclos da Lua, embora ressalte que as tendências podem sofrer variações de acordo com a dinâmica dos ventos e do clima global.

Com informações: A Gazeta do Acre

Anúncio Patrocinadospot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS