Mais de 200 agentes das forças federais, estaduais e militares participam, desde a manhã desta quinta-feira (30), da Operação Tranca Forte, em Cruzeiro do Sul, região do Vale do Juruá. A ação conjunta tem como foco o combate ao narcotráfico, crimes ambientais, organizações criminosas e delitos transfronteiriços.
Com apoio de helicópteros, viaturas e embarcações, as equipes realizam barreiras e fiscalizações em pontos estratégicos, como estradas, ramais, bairros, aeroporto e centro urbano do município. A operação integra forças do Exército Brasileiro, Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM), Polícia Civil, Polícia Penal, Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp).
A região de fronteira, considerada rota crítica para o escoamento de drogas, é um dos principais focos da ação. O trabalho conjunto busca reforçar o monitoramento, identificar pontos vulneráveis e enfraquecer as rotas utilizadas por organizações criminosas.
Embora operações integradas já tenham ocorrido anteriormente no Vale do Juruá, a expectativa das forças de segurança é de que a Tranca Forte gere resultados significativos no enfrentamento à criminalidade e na ampliação da presença policial na fronteira acreana.





