booked.net

ONU: mais de 1 milhão de pessoas em Gaza “devem enfrentar morte e fome até julho“ | CNN Brasil

Compartilhe:

onu:-mais-de-1-milhao-de-pessoas-em-gaza-“devem-enfrentar-morte-e-fome-ate-julho“-|-cnn-brasil

Mais de um milhão de palestinos poderão enfrentar a fome no próximo mês devido à guerra em Gaza, alertou o chefe de ajuda humanitária das Nações Unidas.

Os conflitos em Gaza e no Sudão estão “empurrando milhões de pessoas à beira da fome”, segundo a ONU.

“Apenas questões técnicas impedem que a fome seja oficialmente declarada, pois as pessoas já estão morrendo de fome”, afirmou a ONU antes da cúpula do G7 na Itália esta semana.

“A fome no século 21 é um problema evitável. Os líderes do G7 podem e devem exercer a sua influência para ajudar a detê-la”, disse o Subsecretário-geral para Assuntos Humanitários e Coordenador de Ajuda de Emergência, Martin Griffiths, em um comunicado nesta quarta-feira (12).

“Esperar por uma declaração oficial de fome antes de agir seria uma sentença de morte para centenas de milhares de pessoas e um ultraje moral”, acrescentou.

Griffiths disse que mais de um milhão de pessoas em Gaza “devem enfrentar a morte e a fome até meados de julho”.

O subsecretário-geral disse que a ajuda humanitária não é a solução para os conflitos e que os países do G7 “devem usar imediatamente a sua influência política substancial e os seus recursos financeiros para que as organizações de ajuda possam chegar a todas as pessoas necessitadas”.

“O mundo deve parar de alimentar as máquinas de guerra que estão fazendo passar fome os civis de Gaza e do Sudão. Em vez disso, é tempo de dar prioridade à diplomacia que devolverá às pessoas o seu futuro – e amanhã, o G7 estará no comando”, disse Griffiths na declaração.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

inglês

versão original

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima