booked.net

Número de focos de queimadas no Acre mais que dobra em relação ao ano anterior, apontam dados do Inpe

A Operação "Protetor dos Biomas", a ação tem como propósito prevenir e combater variados tipos de crimes ambientais, sendo coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp).

Compartilhe:

Redação Juruá Online

Durante o período de 1º a 25 de junho deste ano, o estado do Acre registrou 307 focos de queimadas, o que representa mais que o dobro em comparação ao mesmo período do ano passado, que contava com 142 focos. Essas informações foram obtidas por meio do satélite NPP-375 e divulgadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) em sua plataforma de monitoramento em tempo real.

No acumulado do ano, os índices de queimadas no estado continuam em ascensão, atingindo 511 focos desde o início de janeiro. Em contrapartida, no mesmo período de 2020, o registro era de 271 focos, evidenciando um aumento de mais de 88%.

O aumento significativo de focos de queimadas já é perceptível em diversas regiões do estado, sendo notável em Rio Branco, onde moradores relatam o intenso odor de fumaça e a coloração acinzentada que paira sobre vários bairros da cidade.

Mesmo diante desse cenário preocupante, é importante ressaltar que este aumento persiste apesar do lançamento, em abril, de uma operação conjunta envolvendo o governo e seus parceiros para conter as queimadas e o desmatamento no estado. Intitulada “Protetor dos Biomas”, a ação tem como propósito prevenir e combater variados tipos de crimes ambientais, sendo coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp).

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima