Novo Secretário dos Direitos das Pessoas com Deficiência: por que não nos consultar?

spot_img

Logo nos primeiros dias de 2026, a comunidade PCD recebeu a notícia que a Anna Paula Feminella não era mais secretária da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência (SNDPD), vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).

Anna Paula estava no cargo desde 2023 e fez um trabalho gigante em prol das pessoas com deficiência em âmbito nacional, no qual tive o privilégio de conhecer um pouquinho pessoalmente. Mas, agora com a saída dela ficam pergunta perguntas no ar, como, por exemplo: “Quem vai nos representar no lugar dela?”, “Quem pode escolher?”

E, para nossa surpresa aparece a possível convocação de Ivan Baron – que é influencer PCD, pedagogo, consolidou a sua trajetória profissional na internet com conteúdo sobre deficiência e conseguiu uma maior notação quando subiu a rampa do planalto com o presidente da república.

Não tenho nada contra o Ivan, acompanho o trabalho dele, não estou questionando a capacidade dele, mas a questão principal aqui é “Por que não consultar a própria comunidade com deficiência sobre quais pessoas poderiam ser indicadas para esse cargo de grande magnitude?” Afinal de contas, estes serão nossas representações, as quais também vão lutar pelos nossos direitos e nossas vidas.

Todavia, pessoas com deficiência não vivem realidades iguais e todas nós temos necessidades diferentes e delicadas. Portanto, na minha opinião e na opinião de outros ativistas com deficiência essa decisão deveria ser vista com mais calma, seriedade e ser decididas pelas próprias PCDs, pois se trata dos nossos futuros.

Ritinha Andrade

spot_img

Notícias relacionadas:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS