booked.net

Novembro azul e os homens com deficiência

O mês de novembro também é conhecido como Novembro Azul, o qual promove a saúde do homem e a prevenção do câncer de próstata. Sendo assim, anualmente, as diversas campanhas se fortalecem para criar esse ambiente todo voltado para o cuidado da sociedade masculina.

Compartilhe:

No mês passado, fiz ser destaque o Outubro Rosa para as mulheres com deficiência e, agora, nada mais justo do que lembrar do Novembro Azul para os homens com deficiência.

O mês de novembro também é conhecido como Novembro Azul, o qual promove a saúde do homem e a prevenção do câncer de próstata. Sendo assim, anualmente, as diversas campanhas se fortalecem para criar esse ambiente todo voltado para o cuidado da sociedade masculina. Campanhas essas que, conduzem a maioria dos homens, incluindo os com deficiência aos exames preventivos.

No entanto, ainda tirando o caos da acessibilidade, a realização desses exames no público masculino com deficiência é um pouco mais fácil. Soube mais dessa facilidade conversando com o Emilson Farias. O Emilson ou simplesmente Mimi é atleta de bocha paralímpica no nosso estado, tem 44 anos de idade, mora em Rio Branco – AC e ficou tetraplégico devido a um acidente.

Mimi me contou que, o exame feito através do toque foi substituído por uma simples coleta de sangue da orelha e que, através desse resultado, se for detectado algo anormal ele já é encaminhado para o ultrassom – que leva para uma descoberta de diagnóstico mais detalhada.

Portanto, saber que o Mimi e outros homens com deficiência podem disfrutar dessa facilidade me deixa bem feliz, tendo em vista que, todo homem tem direito a acesso à informação acessível, prevenção e saúde.

Ritinha Andrade

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima