Em diversos comércios de Cruzeiro do Sul foram registrados nos últimos dias recebimentos de notas falsas de dinheiro, sendo de 100 e 50 reias. Com isso, tem prejuízo quem recebe por desconhecer a diferença da nota verdadeira e pratica um crime quem repassa.
Algumas queixas foram registradas na delegacia. “Tendo algum suspeito, qualquer cidadão que pegar uma nota e suspeitar que é uma nota falsa, deve procurar às autoridades, ir na delegacia ou acionar a guarnição que estiver mais próxima para o registro do caso para que se comece a apurar. Também é crime, tomar conhecimento por aquela nota falsa e colocá-la novamente em circulação, pois você também estará cometendo um crime”. Não circulam apenas uma ou duas. Na verdade são dezenas de notas, destacou o delegado Lindomar Ventura.
Base para identificar notas falsas:
Tem alguns equipamentos, como canetas que são muito utilizadas pelos comerciantes, mas o nosso tato a percepção, dá para perceber bem que o papel é diferente, tendo essa desconfiança fazer uma análise imediata na nota. Algumas tem uma falsificação muito grosseira que qualquer pessoa vai descobrir logo que é uma nota falsa, outras notas tem uma falsificação mais sofisticada e muito parecida com nota verdadeira e exige um pouco mais de análise. Geralmente, tiramos essa dúvida com o pedido de perícia técnica que vai verificar todos os pontos que a nota tem para se dizer se é falsa ou verdadeira.
Punição para o crime:
Se a nota for realmente grosseira, nós teremos um crime de menor gravidade, quando a nota é mais parecida com a verdadeira é um crime de moeda falsa, cumprindo com a pena um pouco maior. Podendo variar de 5 até 15 anos de prisão, colocando nesse sentido, isso depende da apuração para saber se é uma falsificação grosseira ou se é uma nota com sofisticação mais parecida com a verdadeira.
Juruá Online