booked.net

No Acre terra indígena ganha espaço destinado a tradições e cultura

Após a construção de um shubuã (espaço onde povos indígenas se reúnem para realizar tradições), uma equipe do Programa REM esteve no local para acompanhar o andamento da ação.

Compartilhe:

Após a construção de um shubuã – espaço coberto onde povos indígenas se reúnem para realizar práticas religiosas, festas ou para promover ações de interesse coletivo, como de saúde ou educação – uma equipe do Programa REM – Fase II esteve, em fevereiro, no local para acompanhar o andamento da ação.

“Antes desse espaço coberto, era tudo feito no terreirão. Não tinha casa, né? A gente fazia um fogueirão e as festas aconteciam ao redor. Agora podemos fazer nossos eventos no verão e inverno. Antes a gente não podia”. O depoimento é de Siã Huni Kui, liderança do Povo Huni Kui na Terra Indígena (TI) Paroá, localizada em Feijó, interior do Acre.

O barracão foi construído ano passado pelo governo do Estado, por intermédio do REM – Fase II, com recursos dos governos da Alemanha e Reino Unido/Beis, intermediados pelo KfW, banco alemão de desenvolvimento.

A titular da Secretaria de Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), Julie Messias, avalia a importância de os povos indígenas fazerem parte da tomada de decisões na implementação de recursos: “É gratificante ver o resultado de um projeto na ponta. Estamos contribuindo com o fortalecimento da manutenção das tradições e cultura dos povos indígenas, a partir de uma demanda gerada e decidida por eles para ser atendida pelo Programa REM. Eles são parte das tomadas de decisões para a implementação dos recursos, e conseguimos ver os bons resultados”.

Siã Huni Kui informou que o local vai melhorar em todos os sentidos as vivências e ritos realizados na aldeia: “Todo final de semana temos nossas festas tradicionais, tomando a ayahuasca. O lugar é importante para que a cultura continue viva, é um exemplo para essa nova geração”.

Depois da construção do shubuã, foi realizado, no ano passado, o primeiro festival da aldeia, chamado de Feira de Artesanato Huni Kui da Aldeia Paroá, evento que fortalece tanto a cultura quanto a economia da comunidade, já que o evento atrai turistas nacionais e internacionais.

Com informações A Gazeta do Acre

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima