Considerado o 4º maior parque nacional do Brasil, o Parque Serra do Divisor, que fica no Vale do Juruá, interior do Acre, recebeu o Primeiro Festival Gastronômico na Pousada do Miro. O evento ocorreu no último sábado (2) e teve apoio da Lei Aldir Blanc, governo do Acre, Prefeitura de Mâncio Lima, Sebrae e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)
Segundo a organização, a ideia era mostrar pratos regionais, a cultura amazônica, o artesanato local e atrair turistas para o parque. Foram disponibilizados também passeios nas cachoeiras e no mirante da região, que permitiu aos visitantes ver o Rio Môa, as copas das árvores, os pássaros e toda a grandiosidade da biodiversidade.
Durante o festival, os participantes desfrutaram de:
- Café da manhã com comidas locais;
- Danças indígenas;
- Pinturas com genipapo;
- Preparo do almoço Sabores da Terra com cozinheiros locais;
- Apresentações artísticas;
- Confraternização
Os turistas ainda participaram de apresentações de danças e rituais de comunidades indígenas e produção do artesanato local. Os visitantes também fizeram visitas guiadas a cachoeiras e ao mirante do parque. Esses passeios foram feitos entre o domingo (3) e a segunda (4).
Visitantes tiveram acesso a comidas regionais durante festival — Foto: Marcos Vicentti/Secom
Para participar, foram disponibilizados pacotes ao turistas entre os valores de R$ 633 a R$ 700, já incluindo viagem de ida e volta de barco da cidade de Mâncio Lima até ao parque, além de hospedagem, alimentação, passeio com guia e participação no festival.
O parque representa para o Acre uma ocupação de aproximadamente 5% do estado. Segundo estudiosos, a Serra do Divisor é o 4º maior Parque Nacional do Brasil. O local tem mais de 843 mil hectares e ocupa cinco municípios acreanos, entre eles, Mâncio Lima (31,8%), Marechal Thaumaturgo (4,8%), Cruzeiro do Sul (23,1%), Rodrigues Alves (13,3%), Porto Walter (27%).
No local se concentra uma formação montanhosa que é única no Acre, além de grande riqueza de espécies vegetais e animais.
Turistas também participaram de passeios até as cachoeiras — Foto: Marcos Vicentti/Secom
Por g1