Foto: Juan Diaz
A seca severa avança no Acre, resultando na queda do nível das águas do Rio Acre. De acordo com a Defesa Civil de Rio Branco, na quarta-feira (21), o nível do rio chegou a 1,37 metros, ficando apenas 12 centímetros acima da menor marca histórica de 1,25 metros, registrada em 2022.
Conforme o Relatório Hidrometeorológico da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), nove pontos de monitoramento da Bacia do Rio Acre estão em alerta máximo. As informações da Defesa Civil indicam que o nível das águas deverá continuar caindo e pode ultrapassar a segunda menor cota histórica nos próximos dias.
Os pontos em alerta máximo incluem:
- Assis Brasil (sem leitura);
- Brasiléia: 74 cm;
- Xapuri: 1,27 m;
- Capixaba (C. São José) (sem leitura);
- Rio Branco: 1,37 m;
- Espalha (S. Belo H.): 28 cm;
- Riozinho do Rola: 72 cm;
- Porto Acre: 1,72 m;
- Plácido de Castro: 1,93 m.
Diante dessa situação, o governador Gladson Cameli declarou estado de emergência por conta da baixa pluviometria e riscos de incêndios florestais em todos os municípios do estado, conforme o Decreto de 11 de junho. Além disso, foi assinado um novo decreto na terça-feira (20) que reforça a emergência devido a incêndios em áreas florestais e queimadas descontroladas. Esta decisão foi apoiada por uma nota técnica da Sema, destacando os baixos índices de precipitação, altas temperaturas e baixa umidade do ar entre abril e agosto de 2024.
Com informações do Contilnet