A chuva que atinge cidades de todas as regiões da Bahia causou alagamento em uma estrada vicinal que liga a zona urbana cidade de Ibipeba ao distrito de Mirorós, na região norte. Na tarde de quinta-feira (23), moradores caminharam pela via com a água na altura da peito, e veículos não puderam trafegar pela pista.
Entre os que se arriscaram caminhando pelo aguaceiro está uma gestante, que conta com apoio de uma outra pessoa, para evitar acidentes. O moradores registraram o momento em que um grupo, formado principalmente por mulheres, fez a travessia.
Nesta sexta (24), a cidade segue com chuva e o nível da água não diminuiu. Famílias da zona rural estão isoladas e a prefeitura municipal aguarda o volume baixar para contabilizar os prejuízos. Apesar do susto, não há registro de feridos, nem desabamentos.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para o município, que deve ter chuva forte durante todo o fim de semana, com índices pluviométricos que podem variar entre 30 e 60 milímetros por hora, que é considerado muito alto. Existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
João Dourado
Cidades do interior da Bahia ficam alagadas após temporal
Problemas também foram registrados na cidade de João dourado, que fica no norte do estado. O centro da cidade ficou alagado, várias ruas e avenidas foram cobertas pela água, que também invadiu casas e estabelecimentos comerciais.
Conforme a prefeitura municipal, uma das causas das inundações é a falta de áreas e equipamentos para escoar grande volume de água. A chuva costumava ser escoada por bombeamento, mas até mesmo os açudes do município estão com capacidade crítica e podem transbordar.
A prefeitura informou que visitou os locais de risco e analisa cada situação. Equipamentos foram comprados para a realizar transposição da água e uma escola é preparada para acolher desalojados, caso a situação se agrave, já que há mais previsão de chuva para os próximos dias. Até o momento, nenhuma família precisou sair de casa e não há registro de feridos.
Por causa da situação, a prefeitura municipal decretou situação de emergência. A quantidade de chuva esperada para todo o ano é de 500 milímetros. No entanto, entre o início de dezembro e a última quinta-feira, 700 milímetros de chuva caíram na cidade.
Centro de João Dourado ficou alagado por causa da chuva no norte do estado — Foto: Reprodução/TV São Franciscohttps://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
Chuva na Bahia
Segundo a Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sudec), as chuvas já causaram 17 mortes em toda a Bahia. Ao todo, 379.132 pessoas foram afetadas pela chuva de alguma forma. Entre as cidades mais afetadas estão Itamaraju, Jucuruçu, Prado, Itanhém e Medeiros Neto.
No estado, são 66 municípios estão em situação de emergência por causa da chuva. Segundo a Sudec, 3.788 pessoas ficaram desabrigadas e precisaram de apoio das prefeituras e 10.955 ficaram desalojadas, o que significa dizer que também tiveram que abandonar seus imóveis, mas não necessitaram de abrigo.
Confira lista das cidades em situação de emergência:
- Alcobaça
- Amargosa
- Amélia Rodrigues
- Anagé
- Andaraí
- Apuarema
- Baixa Grande
- Belmonte
- Boa Vista do Tupim
- Camacan
- Canavieiras
- Caravelas
- Cocos
- Conceição do Almeida
- Encruzilhada
- Eunápolis
- Guaratinga
- Iaçu
- Ibicuí
- Ibirapuã
- Iguaí
- Ilhéus
- Ipiaú
- Itabela
- Itaberaba
- Itabuna
- Itacaré
- Itagimirim
- Itajuípe
- Itamaraju
- Itambé
- Itanhém
- Itapé
- Itapebi
- Itapetinga
- Itaquara
- Itarantim
- Jaguaquara
- Jequié
- Jiquiriçá
- Jucuruçu
- Laje
- Lajedão
- Lençóis
- Macarani
- Maragogipe
- Marcionílio de Souza
- Mascote
- Medeiros Neto
- Mucugê
- Mucuri
- Mundo Novo
- Mutuípe
- Nova Viçosa
- Novo Horizonte
- Porto Seguro
- Prado
- Ribeira do Pombal
- Ruy Barbosa
- Santa Cruz Cabrália
- Teixeira de Freitas
- Teolândia
- Ubaíra
- Uruçuca
- Vereda
- Vitória da conquista
Via-G1