booked.net

MPAC promove Reunião Intersetorial sobre mulheres trans em situação de rua

Participaram da reunião representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), Centro de Referência Especializada para População em Situação de Rua (Centro Pop), Casas de Acolhida, Consultório de Rua, entre outros.

Compartilhe:

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) realizou nesta quinta-feira, 02, a Reunião Intersetorial: Mulheres Transexuais em Situação de Rua e Vítimas de Violência. Promovido pelo Centro de Atendimento à Vítima (CAV) e o Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera), o encontro reuniu representantes de diversas entidades ligadas ao acolhimento às pessoas em situação de rua e mulheres trans.

A procuradora de Justiça, Patrícia de Amorim Rego, coordenadora do CAV e Natera, abriu o evento agradecendo a presença de todos e passou a palavra para o coordenador administrativo Fábio Fabrício, que conduziu a reunião. O objetivo do encontro era apresentar algumas questões do cotidiano de mulheres transexuais em situação de rua, além de propor resoluções.

Após as falas dos representantes de cada instituição, foram feitos alguns encaminhamentos, como uma recomendação do MPAC com auxílio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AC) e da Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE), ao sistema cemiterial para seja respeitado o nome social, a atuação integrada em prol das mulheres trans em situação de rua e a revisão do Decreto que institui o Comitê Estadual de Políticas da População de Rua.

Além disso, ficou pactuado também a criação de uma estratégia para empregabilidade de pessoas trans para a atuação nos serviços de atendimento público e privado, bem como o programa de bolsas e estágios remunerados, a criação de estratégia de atendimento integrado noturno, entre outros.

A procuradora de Justiça Patrícia de Amorim Rego, agradeceu às instituições públicas e sociedade civil que compareceram à reunião, e reforçou o pedido para que haja continuidade das ações propostas durante o evento. “Quero agradecer a todos vocês que vieram para essa reunião, gostaria de pactuar aqui que o que foi acordado possa ser cumprido por todos nós”, disse.

Participaram da reunião representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), Centro de Referência Especializada para População em Situação de Rua (Centro Pop), Casas de Acolhida, Consultório de Rua, representantes dos Mercados Municipais e dos Movimentos Sociais, entre outros.

Texto: Marcelina Freire
Fotos: Diego Negreiros
Agência de Notícias do MPAC

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima