booked.net

Motorista perde controle de caminhão, bate em postes de energia e deixa mais de 300 moradores sem luz no AC

Acidente ocorreu no km 135 da Via Verde, próximo ao shopping de Rio Branco, nesta terça-feira (20). Via Verde Shopping paralisou atividades por causa do incidente.

Compartilhe:

Um acidente de trânsito quase termina em tragédia, no início da tarde desta terça-feira (20), um motorista perdeu o controle do caminhão, derrubou quatro postes de energia elétrica e deixou cerca de 340 moradores sem luz. O incidente ocorreu no km 135 na Via Verde, em Rio Branco, próximo ao shopping.

Equipes da Energisa Acre estão no local para fazer a reposição dos postes e religar o serviço. A companhia divulgou uma nota sobre o acidente. O comunicado diz que foram encaminhadas dez equipes com 40 trabalhadores para o local.

Dos mais de 300 moradores afetados, apenas 12 seguem sem luz. Afetado, o Via Verde Shopping interrompeu as atividades por causa do incidente. A previsão é de que o serviço seja normalizado ainda nesta terça.

Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF-AC) atenderam a ocorrência e auxiliam os motoristas no trânsito. À polícia, o motorista alegou que uma possível falha mecânica teria causado o descontrole da direção e levado ele a bater em um poste. As causas devem ser apuradas pela PRF-AC.

Após atingir o primeiro poste, os demais foram caindo em efeito cascata. Ninguém se machucou. A PRF-AC informou que fez o teste do bafômetro no motorista e o resultado foi negativo para bebida alcoólica.

Equipes da Energisa Acre estão no local para religar a luz de moradores — Foto: Arquivo pessoal

Equipes da Energisa Acre estão no local para religar a luz de moradores — Foto: Arquivo pessoal

Veja nota da Energisa na íntegra

A Energisa informa que foram mobilizadas 10 equipes para atender a ocorrência de uma colisão de veículo com poste na Via Verde, na tarde desta terça-feira, 20. Após a colisão quatro postes de energia foram ao chão causando a interrupção de energia de 340 clientes na região.

Ao todo, 40 colaboradores estão atuando para restabelecer o fornecimento de energia o quanto antes para os clientes.

A Energisa afirma que esses acidentes são perigosos. Além do impacto da batida, que pode ferir os ocupantes dos veículos, há risco de choque elétrico, principalmente se o poste cair sobre o automóvel ou envolver rompimento de cabos.

Além disso, casas e estabelecimentos comerciais da região podem ficar sem luz. A instalação de um novo poste pode levar até quatro horas e o custo médio da substituição é de R$ 5 a 10 mil.

A Energisa informa que após um processo administrativo interno, os casos de abalroamento de postes por terceiros, são tratados conforme regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que prevê a cobrança do condutor do veículo causador da ocorrência pelos danos causados e substituição das estruturas avariadas como por exemplo, postes, transformadores ou rede de distribuição.

A Energisa alerta que, em caso um acidente com poste, o melhor a fazer é esperar dentro do carro, sem tocar em partes metálicas, e esperar uma equipe da concessionária chegar ao local e realizar os procedimentos necessários com segurança. Quem passar perto da colisão deve manter distância.

Fonte: G1

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima