booked.net

Moradores do Bujari têm racionamento de água após igarapé que abastece reservatório ficar abaixo de 2 metros

Igarapé Redenção está com 1,48 metro nesta segunda-feira (12) e Saneacre manda água para as residências em dias alternados. Em 2017, cidade enfrentou uma seca severa.

Compartilhe:

Há cinco anos, os moradores da cidade do Bujari, interior do Acre, viram o reservatório de água secar e enfrentaram umas das maiores crises hídricas. Para não haver novamente um desabastecimento, o Serviço de Água e Esgoto do Acre (Saneacre) começou a racionar água no município.

A redução iniciou semana passada e, desde então, a água é enviada para as residências de dois em dois dias. Normalmente, o abastecimento é feito dia sim e outro não.

Além de atender a população do Bujari, o reservatório também abastece o Aeroporto Internacional de Plácido de Castro, em Rio Branco.

Uma das moradoras afetadas com a seca é a servidora pública Edina Alves Belém. “A barragem está muito baixa, sem previsão de chuva. Em algumas localidades foi sugerido até o abastecimento com [carro] pipa porque a água não tem força para subir nas caixas d’água. Ainda não começaram a vir [carros-pipas]”, contou.

O diretor operacional do Saneacre, Alana Ferraz, disse que o nível do Igarapé Redenção que abastece o reservatório está a 1,48 metro nesta segunda-feira (12). Quando se iniciou o racionamento, o diretor falou que o manancial estava baixando até dois centímetros por dia.

“Quando chegou em uma cota bem baixa, começamos a fazer o racionamento para que não venha a faltar [água] de vez. Conseguimos fornecer, mas de forma reduzida. Esse é o procedimento que conseguimos fazer agora com essa cota. Pensando mais lá na frente, vamos levantar o nível da comporta em 70 a 80 centímetros para aumentar o nível de reservação. Já foi feito também um açude paralelo lateral para uma reservação extra futura”, destacou.

Ferraz acredita que o nível do igarapé deve subir até no final do mês. “Daqui a duas, três semanas, no mais tardar, deve chover e recuperar de novo. Estamos fazendo o racionamento para manter a água que temos e ano que vem vamos aumentar a comporta”, concluiu.

Com informações do g1

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima