Redação Juruá Online
O Ministério de Portos e Aeroportos iniciou, nesta terça-feira (26), uma série de roadshows para apresentar aos concessionários de aeroportos privatizados os detalhes do leilão de 51 terminais regionais. Entre os terminais destacados estão os de Marechal Thaumaturgo e Tarauacá, ambos localizados no Acre.
Esta primeira etapa do leilão abrange 11 lotes, com até oito terminais cada, situados principalmente em estados da Amazônia Legal e Nordeste. O programa, denominado “Ampliar”, visa captar investimentos de R$ 3,4 bilhões, permitindo que os aeroportos recebam pelo menos uma aeronave de pequeno porte.
O edital do leilão deve ser lançado no início de fevereiro, com a previsão de realização em maio. Ao todo, serão ofertados 89 terminais, além de 13 que serão construídos pelo setor privado, totalizando 102 terminais no Plano Aeroviário Nacional (PAN). O investimento total estimado para o projeto é de R$ 7,3 bilhões ao longo de três anos.
De acordo com a Secretaria de Aviação Civil (SAC), a concessão será concedida ao bloco que oferecer o menor deságio em relação a um preço teto estabelecido. É importante ressaltar que 16 aeroportos administrados pela Infraero não participarão do leilão, assim como os terminais já concedidos a estados e municípios e aqueles que estão em obras.





