Foto: Mardilson Gomes/SEE
Redação Juruá Online
A representação da Secretaria Estadual de Educação em Cruzeiro do Sul, por meio de seu coordenador interino, Aderlan Gomes de Almeida, anunciou o cronograma e detalhes do processo de matrículas para a rede estadual de ensino. Assim como na capital Rio Branco, o processo será realizado de forma on-line, com etapas definidas para garantir agilidade e evitar transtornos.
O edital nº 7 define que as matrículas on-line começam no dia 9 de dezembro e seguem até o dia 20 de dezembro. Este período é voltado para alunos que não fazem parte da rede estadual, como aqueles vindos de escolas municipais ou de outros municípios.
Alunos já matriculados na rede estadual terão suas matrículas confirmadas automaticamente. As escolas municipais e estaduais enviarão listas com os nomes dos estudantes que progredirão para uma nova etapa de ensino, priorizando o zoneamento escolar, ou seja, a proximidade entre a residência do aluno e a escola.
Para o ensino médio, por exemplo, alunos concluintes do 9º ano terão suas matrículas direcionadas automaticamente para as escolas estaduais correspondentes. No caso de transferência de escola por mudança de localidade, o pedido também deverá ser realizado pela plataforma SIMAED no mesmo período.
Embora o processo seja on-line para as escolas urbanas, na zona rural ele continuará presencial, respeitando as particularidades locais.
Para a confirmação das matrículas, é imprescindível que os responsáveis apresentem:
- CPF e RG do aluno e do responsável;
- Número de Identificação Social (NIS);
- Histórico escolar ou declaração de conclusão da etapa anterior;
- Cartão de vacinação atualizado, com declaração emitida pela Secretaria Municipal de Saúde.
Prazos Importantes
- 9 a 20 de dezembro: Matrículas on-line para novos alunos e transferências.
- 9 a 14 de janeiro de 2025: Envio das listas de alunos para progressão de etapa.
- 16 a 20 de janeiro de 2025: Período para confirmação da matrícula.
- 22 de janeiro de 2025 em diante: Confirmação das matrículas solicitadas on-line.
Aderlan Gomes reforça a importância de os pais procurarem as instituições de ensino para verificar a escola destinada ao aluno e confirmar as matrículas dentro do prazo. Em casos de mudança de escola, os responsáveis devem se manifestar antecipadamente, pois há risco de o estudante ficar sem vaga em outra instituição.
O coordenador também destaca que os alunos destinados automaticamente a uma escola não precisam realizar o procedimento pelo sistema SIMAED.
“Fiquem atentos às datas, à documentação necessária e, principalmente, ao período de confirmação de matrícula. Assim, evitamos qualquer imprevisto no início do ano letivo,” concluiu Aderlan.