booked.net

Maternidade de Cruzeiro do Sul realiza primeiro Simpósio de Prematuridade na Amazônia

Compartilhe:

Redação Juruá Online

Na manhã desta terça-feira, 19, o Teatro dos Náuas, em Cruzeiro do Sul, foi palco do primeiro Simpósio de Prematuridade na Amazônia, promovido pela Maternidade de Cruzeiro do Sul. O evento, que integra a programação do Novembro Roxo, destacou a importância do pré-natal de qualidade e do cuidado com gestantes para reduzir os índices de partos prematuros na região.

Iglê Monte, gerente da Maternidade, enfatizou o trabalho conjunto entre os setores de saúde do Hospital da Mulher e da Criança do Juruá, a Atenção Básica e os municípios atendidos. “Nosso objetivo é sensibilizar a sociedade sobre a importância de um pré-natal bem feito e combater a gravidez de alto risco e o parto prematuro. Estamos unindo forças para oferecer uma assistência cada vez mais qualificada”, destacou.

O simpósio contou com rodas de conversa e palestras conduzidas pela equipe de saúde da maternidade. Os dados apresentados apontaram que, em 2023, foram registrados 2.891 partos, sendo 261 prematuros, enquanto em 2024, até o momento, ocorreram 2.336 partos, dos quais 194 foram prematuros. Apesar disso, a média de prematuridade na região (8%) segue abaixo da média nacional, que é de 12%.

José Hitalo Menezes, enfermeiro, reforçou o papel dos profissionais de saúde em orientar as gestantes. “Estamos aqui para mostrar a realidade da prematuridade em Cruzeiro do Sul e reforçar a importância de um pré-natal completo. Esse simpósio é um momento de aprendizado e troca para os profissionais e a população”, afirmou.

O evento também contou com a participação de profissionais de outros municípios do Vale do Juruá e até mesmo do Amazonas, destacando a relevância regional do tema.

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima