Redação Juruá Online
O leite é a primeira alimentação humana e fonte de nutrientes para as funções biológicas, sendo considerado o melhor alimento para os bebês, por ter um papel muito importante na proteção imunológica contra doenças infecciosas, na adequação nutricional e no desenvolvimento afetivo e psicológico.
O dia 19 de maio foi instituído como o Dia Nacional e Mundial da Doação do Leite Materno. Entre os objetivos das comemorações estão estimular a doação do leite materno, promover debates sobre a importância do aleitamento materno e da doação do leite, e divulgar os bancos de leite materno.
Na manhã desta sexta-feira, na maternidade de Cruzeiro do Sul, foi realizada uma confraternização em homenagem às mulheres que tiram um tempo de suas vidas para doar o leite que têm para outras mães que não produzem o próprio leite por motivos diversos.
Para a coordenadora do banco de leite, Marcia Soares de Paula, o Dia da Doação do Leite Humano é muito importante para estimular mais mulheres a doarem. As mães doadoras e as mães receptoras estavam presentes na comemoração, desfrutando de um café da manhã e algumas atividades.
A doadora Taila Albuquerque disse que está retribuindo uma ajuda. “Como a minha filha também precisou de leite e eu não tinha, o banco de leite me ajudou bastante. Eu resolvi ajudar porque minha filha também foi ajudada, e se ela precisou, outros bebês também podem precisar da nossa ajuda”, disse. Taila também conta que logo que sua filha nasceu ela tinha dificuldade de produzir leite, e foi necessário a recém-nascida passar alguns dias bebendo leite pasteurizado. “É ótimo saber que você está ajudando outras recém-nascidas e outras mamães que não estão podendo no comecinho”, conclui a doadora.
Miquely Albuquerque, de 23 anos, também é uma doadora de leite materno. Ela disse que nos dias em que passou na maternidade pode observar algumas mães passando dificuldades para amamentar seus bebês e decidiu ajudar.
Atualmente, Cruzeiro do Sul tem 25 doadoras fixas, que fazem a doação semanalmente. Felizmente, o estoque de leite está cheio devido ao aumento da demanda de doações. Em média, 15 a 17 litros de leite são tirados de doações, atendendo assim à demanda da UTI neonatal e da Mamãe Canguru.
Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite materno, basta estar saudável e não estar tomando nenhum medicamento que interfira na amamentação. Quem quiser doar pode procurar o banco de leite humano mais próximo ou ligar para o número 68 99904-4072.
A equipe faz um primeiro atendimento na própria casa da doadora e disponibiliza todo o equipamento necessário para a coleta de forma saudável, além de orientações para a forma correta de ordenhar.
Preparo do frasco para guardar o leite materno:
– lave um frasco de vidro de boca larga com tampa de plástico (do tipo café solúvel), retirando o rótulo e o papel de dentro da tampa;
– coloque o frasco e a tampa em uma panela, cobrindo-os com água;
– ferva-os por 15 minutos, contando o tempo a partir do início da fervura;
– escorra-os, com a abertura voltada para baixo, sobre um pano limpo até secar;
– feche o frasco sem tocar com a mão na parte interna da tampa. O ideal é deixar vários frascos preparados.
Higiene pessoal antes de iniciar a coleta do leite materno:
– use uma touca ou um lenço para cobrir os cabelos;
– coloque uma fralda de pano ou uma máscara sobre o nariz e a boca;
– lave as mãos e os braços até o cotovelo com bastante água e sabão;
– lave as mamas apenas com água;
– seque as mãos e as mamas com toalha limpa.
Local adequado para retirar o leite materno:
– escolha um lugar confortável, limpo e tranquilo;
– forre uma mesa com pano limpo para colocar o frasco e a tampa;
– evite conversar durante a retirada do leite.
Como retirar o leite das mamas:
– massageie as mamas com a ponta dos dedos, fazendo movimentos circulares no sentido da parte escura (aréola) para o corpo;
– coloque o polegar acima da linha em que acaba a aréola;
– coloque os dedos indicador e médio abaixo da aréola;
– firme os dedos e empurre para trás em direção ao corpo;
– aperte o polegar contra os outros dedos até sair o leite;
– despreze os primeiros jatos ou gotas;
– abra o frasco e coloque a tampa sobre a mesa, forrada com um pano limpo, com a abertura para cima;
– colha o leite no frasco, colocando-o debaixo da aréola. Após terminar a coleta, feche bem o frasco.
Como guardar o leite materno coletado:
– anote na tampa a data e a hora em que realizou a primeira coleta do leite e guarde o frasco fechado imediatamente no freezer ou no congelador;
– se o frasco não ficou cheio, você pode completá-lo em outro momento;
– para completar o volume de leite no frasco já congelado, utilize um copo de vidro previamente fervido por 15 minutos. Após a fervura, escorra-o, com a abertura voltada para baixo, sobre um pano limpo até secar.
– coloque o leite recém-extraído sobre o que já estava congelado até faltarem dois dedos para encher o frasco, guardando-o imediatamente no freezer ou no congelador.
O leite humano extraído para doação pode ficar no freezer ou no congelador da geladeira por até 10 dias. Nesse período, deverá ser transportado ao banco de leite humano, onde será feita a seleção, classificação, processamento, controle de qualidade e distribuição do leite humano pasteurizado.