booked.net

Marchetaria de Cruzeiro do Sul estará presente em Feira Internacional de Artesanato e Cultura, em Fortaleza-CE

Em Cruzeiro do Sul, um trabalho voltado à prática da marchetaria vem sendo desenvolvido há muitos anos por um artista local, reconhecido internacionalmente.

Compartilhe:

Redação Juruá Online

Criada há aproximadamente 3 mil anos, a marchetaria é a arte e técnica de decorar superfícies planas de móveis, pisos, tetos, por meio da incrustação de materiais, como a madeira.

A palavra vem do francês marqueterie e significa “embutir”. Com a marchetaria é possível criar desenhos geométricos, em 3D e muito mais. Nos primórdios, a técnica podia ser vista em painéis, mobílias e caixas decorativas que enriqueciam palácios e templos.

Em Cruzeiro do Sul, um trabalho voltado à prática da marchetaria vem sendo desenvolvido há muitos anos por um artista local, reconhecido internacionalmente.

Maqueson Pereira é um renomado artista do ramo da marchetaria, reconhecido por suas obras em todo Brasil e inclusive no exterior. O artista teve a oportunidade de participar da Expo Brasil China, em Pequim, assim como da maior feira da Ásia e também representou o Brasil no Quadragésimo Encontro Panafricano de Cultura, que acontece de 40 a 40 anos.

Com vasta experiência e talento primoroso, o artista terá a grata satisfação de participar de uma feira a nível internacional, que acontecerá em Fortaleza, no Ceará.

“Essa feira é uma feira para divulgação do artesanato brasileiro de um modo geral e ela é a nível internacional. É uma feira que alavanca potenciais compradores de diferentes lugares, diferentes países e regiões do mundo para verificarem o que está acontecendo de novo dentro do artesanato”, explicou o Artista.

A arte de Maqueson Pereira é reconhecida por seu caráter amazônico, mas também ocidental, resultado da vivencia do artista nos lugares de suas vivências, compondo assim uma memória orgânica, mas sempre despertando o lírico, através de suas imagens encantadoras.

“Tudo isso só foi possível porque eu tive pessoas que estavam ao meu lado, que puderam me orientar. Eu fui sonhando. Quando a gente sonha com os olhos abertos, a gente consegue correr atrás dos sonhos para realizar”, pontuou o Artista.

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima