Com 1 ano de existência no mercado acreano a marca de farofa pronta criada a partir de uma idéia na cozinha de casa faz aniversário neste domingo (12), e apesar de estar no mercado há pouco tempo, a marca já estende reconhecimento como empresa forte e respeitada pela maneira como trata seu produto. Em busca de modernização e automatização, a fábrica deve mudar suas instalações para a região nordeste.
Por enquanto, o tempo de produção gira em torno de 1 a 2 dias, mas com a automatização, pretende-se reduzir esse tempo para aproximadamente 6 horas, e aumentar a produção para 1,5 toneladas por semana. O quadro de funcionários também tende a aumentar para pelo menos 30 funcionários.
A meta da marca com a mudança de estado e automação da produção é nacionalizar o produto, abastecendo as regiões do nordeste e centro-sul do Brasil.
Lauro Cavalcante acaba de fazer uma viagem ao nordeste brasileiro apresentando a Acre Farofas. Por último, esteve em Teresina (PI) onde participou da terceira reunião com o grupo empresarial B2 Invest Holding, com mais de 90% do contrato assinado.
Tudo começou quando a acreana Clarice dos Santos de Souza, de 32 anos, decidiu fazer farofa em casa para vender em meio à crise financeira desencadeada pela pandemia de Covid-19. Pouco tempo depois, conheceu o empresário Lauro Cavalcante de Andrade Junior, de 36 anos, que propôs uma sociedade. Os sócios garantem que a aceitação do público pela farofa tem sido surpreendente.
No início, a pequena fábrica de farofas contava apenas com o trabalho de Clarice e de sua mãe. Hoje, já foram contratadas mais cinco pessoas para atuarem como colaboradoras na cozinha. Lauro, que já era proprietário de uma empresa pioneira no estado no ramo de e-commerce de monetização, cruzou seu destino com a fábrica de farofas durante consultoria no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-Acre).
Atualmente a empresa se volta com celeridade para a ampliação da fábrica, modernização e automatização. “Temos um pedido internacional de mais de 25 toneladas, porém necessitamos de uma linha de produção mais robusta e liberação nos órgãos brasileiros para exportação. Por todo este contraste e uma explosão de oportunidades, acreditamos que a mão de Deus está sobre esta empresa”, concluem os sócios.
A empresa também conta com um sistema de cash back idealizado pelo empresário Lauro Cavalcante da Costa. A ideia avistada na farofa pronta era um produto de fácil consumo e bastante procurado no estado, além de possuir uma carência grande no Brasil em se tratando de qualidade. “Então eu pensei: por que não ganhar CashBack comendo farofa?”. A partir daí, a primeira e única proposta que Lauro fez a Clarice foi de comprar um valor “x” da empresa e a criadora continuar sócia da marca.
“Eu falei que daquele momento em diante ela assumiria toda a produção, embalagens e gestão da cozinha e eu assumiria a direção executiva da Acre Farofas, ficando responsável pela gestão da empresa, parte de vendas, comercialização e nacionalização da marca”. Após 60 dias da parceria, foi inserido o sistema de Cashback na empresa, o que é visto como uma inovação no segmento.
“Hoje, cada pacote de farofa gera mais de 10% de cashback na compra, um investimento de mais de R$30 mil iniciais em crédito pagável em conta corrente e milhas”, diz o empresário. A parceria tem sido avaliada com sucesso pela dupla. “Entramos no maior evento do estado de Rondônia, a FEMUR, nossa marca é padrão ouro na feira e destaque único no segmento”.
Por Thais Farias/AC 24 Horas





