booked.net

Mâncio Lima reduz casos de malária em 70% em um ano

Além das ações de vigilância, programas educativos e a distribuição de mosquiteiros impregnados com inseticidas têm sido essenciais na luta contra a malária.

Compartilhe:

Redação Juruá Online

O município de Mâncio Lima registrou uma significativa redução de 70% nos casos de malária entre janeiro e setembro de 2024, se comparado ao mesmo período de 2023. A informação foi confirmada pela secretária de saúde do município, Joice Gonçalves, que atribuiu essa queda aos esforços do projeto de eliminação da malária do Ministério da Saúde.

Em 2017, quando Joice assumiu a Secretaria de Saúde, o município enfrentava uma média de 1.200 casos por mês. Hoje, esse número caiu drasticamente, encerrando agosto com apenas 15 casos e setembro com 33. “Estamos caminhando para a eliminação da malária, com um acompanhamento minucioso pela equipe de endemias. Assim que um caso é registrado, imediatamente realizamos a vigilância na família e na vizinhança,” explicou Gonçalves.

Francisco Melo, gerente de endemias, salientou a importância da continuidade desse trabalho, já que a suspensão das ações poderia levar a um aumento nos casos da doença. No ano passado, o município teve quase 1.300 casos, enquanto, até setembro de 2024, foram contabilizados apenas 323.

Além das ações de vigilância, programas educativos e a distribuição de mosquiteiros impregnados com inseticidas têm sido essenciais na luta contra a malária. O engajamento da comunidade é crucial para a eficácia dessas medidas, conforme afirmaram os profissionais de saúde. A conscientização sobre prevenção e diagnóstico precoce é fundamental para que a população se torne parte ativa no combate à doença.

Os especialistas destacam que, embora os resultados sejam encorajadores, a luta contra a malária ainda demanda atenção e trabalho contínuo para evitar um possível retorno da doença na região.

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima