booked.net

Mais de meia tonelada de lixo foi recolhida em projeto de limpeza das praias em Cruzeiro do Sul

Compartilhe:

Redação Juruá Online

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cruzeiro do Sul realizou nesta quinta-feira, 4, uma ação de limpeza nas praias da cidade, “Praia Linda é Praia Limpa” com o intuito de garantir um ambiente mais limpo e seguro para os banhistas durante o verão amazônico. A iniciativa contou com a colaboração de escolas de ensino médio e da Marinha do Brasil, reforçando a importância da preservação ambiental. Até agora, mais 672 kg de lixo foram coletados.

A ação, que se estendeu pelas praias, do Polo Naval, da Boca do Moa, do Moa e do Igarapé Preto, teve como objetivo recolher o lixo e entulho, especialmente as garrafas de vidro, que representam um grande risco para a saúde dos frequentadores. Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Igor Neves, a meta foi coletar cerca de meia tonelada de lixo.

” Estreitar os laços e realizar parcerias com instituições que têm essa finalidade ambiental. Hoje estamos aqui na praia da Várzea, às margens do Rio Juruá, onde essa programação se estenderá por essas praias, que são as mais movimentadas”, disse o secretário.

O projeto “Ecotopia”, desenvolvido pela Escola Dom Henrique, teve papel fundamental na ação. Ana Letícia, aluna do terceiro ano e representante do projeto, destacou a importância da participação dos alunos na iniciativa. “O nosso objetivo com este projeto é trabalhar para alcançar melhorias no meio ambiente e evitar que o lixo e outros resíduos descartados inadequadamente prejudiquem o nosso futuro”, afirmou.

O Capitão Adson, da Agência Fluvial de Cruzeiro do Sul, ressaltou a importância da ação da Marinha na preservação do meio ambiente. “ A atividade principal da agência está contida na missão de prevenir a poluição hídrica. Nós contribuímos para que isso possa acontecer, a fim de conscientizar toda a população sobre a importância do meio ambiente para a sobrevivência. Os rios locais são fundamentais, pois banham a cidade e servem de meio de transporte e subsistência para muitas pessoas. Por isso, é crucial manter limpo o ambiente onde circulamos. Dentro dessa realização do trabalho, observamos que a população local está enfrentando um alto nível de poluição. Já recolhemos uma grande quantidade de sacos de lixo como resultado disso”, explicou.

A ação contou com a instalação de lixeiras em pontos estratégicos das praias, para facilitar a coleta e o descarte correto do lixo. A Secretaria de Meio Ambiente também busca conscientizar a população sobre a importância de não descartar lixo nas praias, ressaltando que a prática é considerada crime ambiental, com punições previstas na legislação.

A ação, parte de uma iniciativa maior para consciencializar a população sobre a importância da preservação ambiental, contou com a participação de alunos como Alisson de Souza e Adreiana Gurgel, ambos com 17 anos.

“O que me motivou a participar é que pequenas atitudes podem transformar a nossa sociedade”, explica Alisson, referindo-se à importância de ações simples como a recolha de lixo na praia. Andreina, por sua vez, destaca a importância de se perceber a dimensão do impacto das nossas ações no meio ambiente. “A gente percebe a grandiosidade das nossas atitudes, como elas podem prejudicar e também beneficiar alguma coisa”, afirma.

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima