booked.net

Mais de 700 pessoas participam de 6º conferência municipal de saúde

O evento ocorreu no Teatro dos Náuas em Cruzeiro do Sul

Compartilhe:

Redação Juruá Online

Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, a prefeitura de Cruzeiro do Sul realiza nesta quarta-feira, 22 de março, a 6° Conferência Municipal de Saúde.

O evento é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Conferência de Saúde é o fórum de debate, entre todos os segmentos da sociedade, representada por meio de diversas entidades.

As conferências municipais já tiveram início e serão realizadas até o dia 31 de março, sendo organizadas pelo Conselho Estadual de Saúde, junto às respectivas secretarias municipais de Saúde e conselheiros municipais de Saúde. Serão escolhidos 200 delegados, dos 22 municípios do estado, com a participação dos 24 conselheiros estaduais, para a Conferência Estadual, que acontece de 23 a 25 de maio.

Na conferência serão escolhidos 48 delegados, que irão participar da 17ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília, de 2 a 5 de julho de 2023, pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), juntamente com o Ministério da Saúde.

Representantes sindicais como Alcione e Vini tem boas expectativas a partir da Conferência, como a valorização dos servidores que é quem, na prática, estão nas unidades atendendo o cidadão.

“A importância da conferência municipal é exatamente isso: a construção de novas ideias para a saúde do município. Destacando a importância das condições de trabalho para os profissionais”, diz um dos representantes, Vini.

O prefeito Zequinha Lima destaca a importância de uma conferência Municipal de Saúde, já que diversas ações na cidade, resultaram de iniciativas como essa. O prefeito diz que a saúde está sendo desafiadora e o planejamento de melhorar as condições do setor no município é presente.

“É a maior conferência realizada aqui em Cruzeiro. As pessoas vêm participar porque observam que a saúde funciona no município”, disse o prefeito.

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima