Mesmo com a oscilação de um dia para o outro, o número de pacientes vem reduzindo no hospital de Campanha de Cruzeiro do Sul.
A unidade tem recebido pessoas acometidas da covid-19 de várias cidades, inclusive de Rio Branco.
O diretor Clínico do Hospital do Juruá Marlon Holanda, explica que com a menor ocupação facilita o trabalho dos profissionais de saúde.” Como o número de pacientes está diminuindo, a sobrecarga de trabalho também está diminuindo e isso nos dá um alívio. Vê que as medidas que estão sendo adotadas estão funcionando, graças à Deus, mais as vacinas que chegaram, porque acredito que a partir de agora os números vão diminuir mais um pouco.
O médico relembra o momento mais crítico e revela que além dos 20 leitos de UTI, a unidade chegou a ter três pacientes numa sala de tratamento semi-intensivo.” Tivemos alguns dias mesmo com 20 pacientes graves na UTI e na clínica que funciona como uma semi-intensiva”.
O que tem assustado é o perfil jovem dos pacientes que estão sendo internados com gravidade e até o registro de mortes. Já os idosos estão apresentando menos complicações. “Hoje eu acredito que mais de 50 % dos pacientes internados são os jovens. Jovens que eu digo é abaixo de 45 anos, inclusive na UTI também e nos últimos dias o número de pacientes de 30 a 45 anos”.
O diretor do hospital ainda afirma que a tomografia, um dos aparelhos mais importantes para exame no Hospital, mas com limitações, está funcionando mesmo com algumas falhas.
A nova tomografia é a Sesacre que é responsável por montar esse aparelho. Já teve uma equipe deles que vieram e fizeram uma análise do lugar e na próxima semana a empresa vem instalar”, garantiu.