Mais de 400 casais oficializam união em casamento coletivo na Expoacre Juruá

spot_img

Redação Juruá Online

Na última noite da Expoacre Juruá, neste domingo (6), mais de 400 casais oficializaram a união civil durante o casamento coletivo promovido pelo Projeto Cidadão, iniciativa coordenada pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) em parceria com o Governo do Estado, Prefeitura de Cruzeiro do Sul e diversas instituições religiosas e comunitárias.

O evento reuniu um grande público e contou com a presença de autoridades políticas, representantes do Judiciário e líderes religiosos. Segundo o desembargador Samoel Evangelista, a ação faz parte das comemorações de 30 anos do Projeto Cidadão, que já beneficiou milhares de famílias pelo estado. “É um projeto que une vários poderes e entidades para prestar esse serviço à população. Recentemente estivemos numa aldeia indígena e agora, aproveitando o público da Expo Juruá, realizamos mais uma edição com esse mesmo compromisso social”, destacou.

Para o juiz de direito Erik da Fonseca Farhat, que celebrou o ato civil dos casais, a iniciativa carrega um valor social essencial. “O casamento tem um papel fundamental na construção da sociedade. É dentro da família que se formam valores e, quando a estrutura familiar é sólida, isso reflete na cidade e no país”, afirmou.

O ato também contou com bênçãos ecumênicas. O pastor Carlos Santos ressaltou que muitos dos casais já viviam juntos há anos e aproveitaram a oportunidade para regularizar a situação civil e também espiritual. “Essa parceria é muito importante, porque além da legalização civil, muitos desejam estar regularizados perante suas igrejas. Parabéns a todos que contribuíram para esse momento”, disse.

O bispo Dom Flávio Giovanalle reforçou a importância da união oficial. “Independentemente da religião, desejamos que esses casais sigam com suas famílias abençoadas e felizes. Que este seja apenas o começo de uma caminhada de amor e prosperidade”, declarou.

Entre os casais participantes, estavam Maria José, de 22 anos, e Adão da Silva Fonseca, de 19, que vivem juntos há quase três anos e são pais de uma menina de um ano e quatro meses. “Chegou a hora. É tudo no tempo de Deus”, contou Maria José. Para Adão, o casamento foi um gesto de amor e compromisso. “O amor vem em primeiro lugar. É o começo de uma nova etapa”, disse.

Maria José, de 22 anos, e Adão da Silva Fonseca, de 19 anos
Francisca de Souza e Raimundo, ambos com 80 anos

O casal mais longevo da cerimônia foi Francisca de Souza e Raimundo, ambos com 80 anos. Juntos há 60 anos, só agora decidiram oficializar a união. “Sessenta anos de união, religiosa, e somente agora decidimos oficializar no civil. Por nossos próprios motivos, tomamos essa decisão.”, contou Francisca.

O casamento coletivo integra a programação da Expoacre Juruá e, segundo os organizadores, reafirma o compromisso social do evento.

spot_img

Notícias relacionadas:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS