booked.net

Lixo acumulado nas ruas causa transtornos à população de Cruzeiro do Sul

Situação prejudica moradores, motorista e o meio ambiente, além de causar doenças.

Compartilhe:

Redação Juruá Online

A carência de conscientização da população e a falta de infraestrutura adequada nas residências são causas da formação de entulhos de lixo nas ruas de Cruzeiro do Sul. O acúmulo de lixo irregular causa diversos transtornos para a população e o meio ambiente, entre eles a desvalorização da cidade, a poluição e prejuízos à saúde.

Junto com a falta de conscientização das pessoas, o poder público, muitas vezes, não consegue chegar em algumas localidades. Um exemplo era a quantidade de lixo concentrado na antiga Teleacre, que passou semanas amontoado, possivelmente jogado por moradores, somente nesta quarta-feira (15) o lixo foi retirado.

Lixo próximo à Teleacre
Após a retirada

O secretário do meio ambiente de Cruzeiro do Sul, Igor Neves, atribui boa parte de situações como essa ao mau acondicionamento do lixo. Ele relata que, infelizmente, existem pessoas em situação de rua que se aproveitam dos entulhos para colher latinha ou algum alimento. Ele disse que na região central da cidade a coleta de lixo é feita 3 vezes ao dia e ainda existem pessoas que fazem o descarte do lixo de forma irregular.

“A obrigação do poder público é coletar e destinar, e isso nós estamos fazendo. A obrigação da população é fazer o armazenamento do lixo”, disse. Ele também conta que a prefeitura não tem obrigação, por lei, de colocar uma caixa de lixo em cada residência da cidade.

O sistema de limpeza pública se mantém a partir do pagamento da taxa de limpeza. Segundo o secretário, em Cruzeiro do Sul, em 2022, houve uma inadimplência de 85%. Igor Neves pede a colaboração da população.

Além desses aspectos, as doenças causadas por conta das poças de água e chorume acumulados. A dengue, por exemplo, encontra o local propício para a sua proliferação. Conforme o coordenador de vigilância entomológica de Cruzeiro do Sul, Leonísio Messias, pequenos depósito de lixo ocasionam dengue, zica, chikungunya e leptospirose. O período sazonal de chuva também catalisa a ocorrência das doenças.

Entre os hábitos básicos, porém extremamente importantes, estão a separação de resíduos, descarte de materiais em lixeiras públicos e a solicitação de reparos ou retirada da vegetação em calçadas, praças e jardins para maior mobilidade.

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima