Por mais que, já tenha se passado o Dia das Crianças de 2025 todos os dias pais e mães podem presentearem os seus filhos com livros infantis, os quais ensinem mais sobre deficiência e inclusão, formando assim, crianças com menos preconceitos e que entendam que ser diferente um do outro não anulam sonhos, nem potenciais.
Os livros infantis, no entanto, são obras escritas especialmente para as crianças. Por isso, elas são cheias de ilustrações e linguagem simples, proporcionando à criança estimular a sua imaginação e seu desenvolvimento cognitivo.
Contudo, existem uma gama de livros que são escritos com essas temáticas e, é por isso, que vim destacar alguns deles.
Temos então, os livros: “Tudo bem ser diferente” do Todd Parr – ele ajuda a criança a entender que ser único é o que torna o planeta mais bonito; “ABPcd” da Ana Clara Munhoz – conta a história de 26 pessoas com deficiência que fizeram história ao redor do mundo e; “As Aventuras de Titi” – conta a trajetória da Titi – uma criança muito curiosa e que está descobrindo o que quer ser quando crescer. Ah! Um detalhe: a Tite é cadeirante e tem Atrofia Muscular Espinhal (AME).
Ritinha Andrade



