Justiça encerra recuperação judicial da Americanas após quase quatro anos

A Justiça do Rio de Janeiro decretou nesta segunda-feira (19) o encerramento da recuperação judicial da Americanas, iniciada em janeiro de 2023 após a revelação de um esquema bilionário de fraudes contábeis. A decisão também abrange as subsidiárias B2W Digital Lux, JSM Global e ST Importações, mas ainda está sujeita a recursos.

Segundo fato relevante divulgado pela companhia, o encerramento ocorreu após manifestações favoráveis da administração judicial e do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. A sentença reconheceu o cumprimento das obrigações previstas no plano de recuperação judicial com vencimento nos dois primeiros anos após a homologação.

A Americanas informou que cumpriu todas as metas estabelecidas no plano, aprovado por 91% dos credores. A empresa também destacou resultados operacionais positivos no primeiro semestre de 2026, período em que registrou crescimento de 9,3% nas vendas nas mesmas lojas e ganho de R$ 500 milhões em eficiência operacional.

Com o encerramento do processo, a decisão determina ainda que os órgãos competentes retirem a expressão “em Recuperação Judicial” das denominações das empresas envolvidas.

Em comunicado, a Americanas afirmou que pretende manter o foco na expansão das operações e no fortalecimento do negócio.

“Com a conclusão dessa etapa, a companhia segue comprometida com o crescimento de suas operações, o fortalecimento sustentável do seu modelo de negócio e o desenvolvimento da experiência de seus clientes”, declarou a empresa.

Reação do mercado

As ações da Americanas fecharam o pregão desta segunda-feira em alta de quase 7%, cotadas a R$ 5,97.

spot_img

Notícias relacionadas:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS