A Universidade Federal do Acre (Ufac) inicia nesta sexta-feira (21) uma nova etapa de sua história. O professor Josimar Batista Ferreira toma posse como reitor para o quadriênio 2026-2030, em solenidade marcada para as 17h, no Teatro Universitário, em Rio Branco.
Josimar é o 12º reitor da instituição desde sua criação, em 1964, e o oitavo escolhido por meio de consulta à comunidade acadêmica. Ele foi eleito no segundo turno realizado em março deste ano, com 52,74% dos votos, e teve a nomeação publicada no Diário Oficial da União em 24 de julho, com efeitos a partir de 12 de agosto.
A nova administração terá como vice-reitora Almecina Balbino Ferreira. Pela primeira vez na história da Ufac, reitor e vice-reitora foram eleitos por chapas diferentes. Josimar integrava uma chapa, enquanto Almecina fazia parte da candidatura concorrente.
Os dois são egressos do curso de Agronomia da universidade. Josimar já ocupou a Vice-Reitoria por dois mandatos consecutivos, enquanto Almecina foi a primeira pró-reitora de Inovação e Tecnologia da instituição.
Mais de seis décadas de história
A trajetória da Ufac começou em 25 de março de 1964, com a criação da Faculdade de Direito. Ao longo das décadas seguintes, a instituição passou por mudanças administrativas, foi federalizada, expandiu sua atuação para o interior do estado e ampliou a oferta de cursos, estruturas e serviços.
Desde a criação, diferentes gestores participaram da construção da universidade que existe atualmente.
1964 a 1970 — Jersey Nazareno de Brito Nunes
Jersey Nazareno de Brito Nunes esteve à frente da Faculdade de Direito entre 1964 e 1970. Professor do Departamento de Direito, foi registrado como o primeiro servidor admitido pela instituição.
1971 a 1983 — Áulio Gélio Alves de Souza
Áulio Gélio Alves de Souza assumiu a direção-geral do Centro Universitário do Acre e, em 1971, tornou-se oficialmente o primeiro reitor da instituição durante a fase da Universidade do Acre (Unacre).
Sua gestão foi marcada por mudanças estruturais, incluindo a federalização da universidade e a construção do campus-sede.
Também foram desenvolvidos projetos como o campus avançado de Xapuri, o Parque Zoobotânico, o Colégio de Aplicação e a Biblioteca Central.
1983 a 1984 — Omar Sabino de Paula
Omar Sabino de Paula comandou a instituição entre 1983 e 1984. Integrante do antigo Departamento de Direito, deu continuidade à expansão da estrutura física do campus.
1984 a 1988 — Moacir Fecury Ferreira da Silva
Professor do antigo Departamento de História, Moacir Fecury Ferreira da Silva esteve à frente da Ufac entre 1984 e 1988.
Durante sua gestão, foram ampliados o acervo da Biblioteca Central e a estrutura física da universidade, com a construção do Anfiteatro Garibaldi Brasil, implantação do anel viário do campus-sede e pavimentação de áreas internas.
1988 a 1992 — Sansão Ribeiro de Sousa
Sansão Ribeiro de Sousa, professor do Departamento de Economia, foi o primeiro reitor escolhido pela comunidade acadêmica após uma consulta eleitoral que contou com seis chapas.
Sua administração foi marcada pelo processo de interiorização da Ufac, com a expansão de cursos para municípios do interior do Acre.
1992 a 1996 — Lauro Julião de Sousa Sobrinho
Professor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Lauro Julião de Sousa Sobrinho comandou a universidade entre 1992 e 1996.
A gestão teve como destaque investimentos na capacitação de técnicos e professores e o aumento do número de mestres e doutores no quadro docente.
1996 a 2000 — Francisco Carlos da Silveira Cavalcante
Na segunda metade da década de 1990, Francisco Carlos da Silveira Cavalcante comandou um processo de modernização tecnológica da universidade.
Durante sua gestão, os setores da Ufac foram informatizados, além da criação do curso de Sistemas de Informação e da implantação de laboratórios de informática em diferentes áreas.
2000 a 2008 — Jonas Pereira de Souza Filho
Jonas Pereira de Souza Filho, professor do Centro de Ciências Biológicas e da Natureza, esteve à frente da universidade por dois mandatos.
A administração promoveu reformas no campus-sede, incentivou a qualificação de servidores e inaugurou o Campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, ampliando a presença da Ufac no Vale do Juruá.
A instituição também aderiu ao Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), que contribuiu para ampliar a oferta de vagas em cursos de graduação.
2008 a 2012 — Olinda Batista Assmar
Em 2008, Olinda Batista Assmar tornou-se a primeira mulher eleita para comandar a Ufac.
Professora do Centro de Educação, Letras e Artes, permaneceu na Reitoria até 2012. Entre as ações do período estão a contratação de quase 500 servidores, a ampliação do acervo da Biblioteca Central e a construção do Teatro Universitário, do Restaurante Universitário e da residência estudantil em Cruzeiro do Sul.
2012 a 2018 — Minoru Martins Kinpara
Minoru Martins Kinpara comandou a universidade por dois mandatos, entre 2012 e 2018.
Professor do Centro de Educação, Letras e Artes, investiu na infraestrutura do campus-sede, incluindo a climatização de salas, e ampliou ações na pós-graduação.
Durante sua gestão, foram criadas a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes) e uma nova estrutura do Restaurante Universitário. A Ufac também construiu o campus de Brasiléia e sediou a 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
2018 a 2026 — Guida Aquino
Guida Aquino assumiu a Reitoria em 2018 e permaneceu no cargo por dois quadriênios, até 2026.
Graduada em Enfermagem e Obstetrícia e professora do curso de Medicina, foi a segunda mulher a ocupar a Reitoria e a primeira a ser reeleita.
Sua gestão foi marcada pela consolidação do modelo multicampi e pelos desafios provocados pela pandemia de Covid-19, que exigiu mudanças nas atividades acadêmicas e administrativas da universidade.
Josimar Batista assume para o período 2026-2030
Com a posse desta sexta-feira, Josimar Batista Ferreira passa a comandar a Ufac pelos próximos quatro anos.
Professor titular da instituição e formado em Agronomia pela própria universidade, ele possui mestrado e doutorado em Agronomia/Fitopatologia pela Universidade Federal de Lavras (Ufla).
Ao longo da carreira na Ufac, atuou como coordenador de cursos, diretor do Campus Floresta, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, assessor de cooperação interinstitucional e vice-reitor nos quadriênios 2018-2022 e 2022-2026.
Na eleição deste ano, Josimar venceu o segundo turno com 52,74% dos votos.
A escolha da nova administração teve ainda uma característica inédita: Josimar e Almecina foram eleitos em chapas concorrentes distintas.
Almecina Balbino Ferreira é professora do Centro de Ciências Biológicas e da Natureza e também é formada em Engenharia Agronômica pela Ufac. Possui mestrado e doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), além de pós-doutorado no Jardim Botânico de Nova York, realizado em 2023.
Ela também foi a primeira pró-reitora de Inovação e Tecnologia da Ufac.
Com a posse da nova gestão, a universidade inicia mais um ciclo de sua trajetória, que já soma 62 anos de história e 12 gestores à frente da Reitoria.





