booked.net

Jogos escolares de 2023 do Juruá encerram com grandes competições

Os Jogos Escolares promovem, por meio da prática esportiva, a integração e o intercâmbio dos alunos para ampliar as oportunidades de socialização e aquisição de hábitos saudáveis.

Compartilhe:

Redação Juruá Online

A final dos jogos escolares de Cruzeiro do Sul ocorreu nesta quinta-feira, 29 de junho. O evento, realizado pela prefeitura de Cruzeiro do Sul, foi considerado um sucesso pela organização e envolvimento dos mais de 1.300 alunos de cerca de 32 escolas da zona urbana e rural da cidade.

Neste ano de 2023, foram realizadas 15 modalidades individuais e coletivas, incluindo a estreia do futebol como modalidade de apresentação. As modalidades individuais ou em duplas foram: atletismo, ciclismo speed, ginástica rítmica, luta olímpica, jiu-jitsu, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez. Já as modalidades coletivas foram: basquete, futsal, handebol, voleibol e futebol como modalidade de apresentação.

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul assinou um termo de cooperação com o Estado do Acre para a realização da fase municipal e também um convênio com a FADE – Federação Acreana de Desporto Escolar para a execução dos Jogos Escolares. Foi feito um investimento na gestão de mais de 50 mil reais.

Segundo um membro da FADE, com quase dois meses de competição, os membros estão se credenciando para a fase regional e estadual. “Quem sabe estaremos competindo fora do estado no final do ano”, disse.

O prefeito Zequinha Lima esteve presente no encerramento da atividade e destacou o cunho social do evento, que representa a alegria e o talento de muitos jovens. “Foi uma festa, muitas escolas participaram. É importante e bonito ver as pessoas se esforçando e se envolvendo no esporte. Parabéns às escolas e aos professores que se dedicaram. Todos são vencedores”, disse.

Os Jogos Escolares promovem, por meio da prática esportiva, a integração e o intercâmbio dos alunos para ampliar as oportunidades de socialização e aquisição de hábitos saudáveis.

Pela primeira vez, houve a participação de uma escola indígena: a Escola Tamakaiá da Terra Indígena Katukina do rio Campinas – povo Noke Koi na BR 364. Pela segunda vez, foi garantida a participação do jiu-jitsu. Cruzeiro do Sul segue sendo o único município do Acre que inclui esta arte marcial na competição dos jogos escolares.

O xadrez também teve seu espaço numa competição que aconteceu na noite de quinta-feira, 30, no Copacabana Shopping pelo segundo ano consecutivo.

De modo geral, o entrosamento da comunidade escolar, desde pais, alunos, professores, organização e a competição saudável foi a marca dos jogos escolares de 2023.

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima