Um drone com explosivos atacou uma base aérea dos Estados Unidos, no Norte do Iraque, nesta quarta-feira (14), no aeroporto de Erbil. A informação é de autoridades americanas e iraquianas. Segundo o Ministério do Interior do Governo Regional do Curdistão, não houve relatos de vítimas.
O drone pousou em um hangar de armazenamento na base aérea, causando um incêndio que foi posteriormente controlado, de acordo com a coalizão liderada pelos EUA no Iraque. Ninguém assumiu imediatamente a responsabilidade pelo ataque. Sabreen, uma agência de notícias que apoia grupos paramilitares apoiados pelo Irã, compartilhou a notícia do incidente.
Em fevereiro, um ataque ao aeroporto de Erbil matou um empreiteiro que trabalhava para as forças dos EUA. Um grupo de milícia pró-iraniana assumiu a responsabilidade. Em retaliação a esse ataque, os EUA lançaram ataques aéreos contra grupos militantes aliados do Irã na Síria.
Os ataques acontecem em um momento em que o governo Biden tenta voltar a se engajar com o Irã, enviando autoridades para outra rodada de negociações indiretas em Viena esta semana, com o objetivo de reviver o acordo de 2015 que limita as capacidades nucleares de Teerã.
*Estadão com Dow Jones Newswires