Servidores públicos da Secretaria Municipal de Educação se reuniram nesta quarta-feira (11) com a candidata a prefeita de Cruzeiro do Sul, Jéssica Sales (MDB), e manifestaram apoio à mudança no comando da Prefeitura do município, demonstrando insatisfação com a atual gestão.
Estiveram presentes ao encontro professores, técnicos do setor administrativo e pessoal de apoio, tanto efetivos como terceirizados. Servidores provisórios, entretanto, estiveram em menor número, segundo os presentes, “por medo de retaliações”, mas foram representados pelos demais.
Segundo Jéssica Sales, “a categoria que abraçou o atual prefeito e praticamente o elegeu foi uma das mais discriminadas e perseguidas na gestão dele, mostrando que ele não teve respeito com o servidor público, não valorizou nem a própria classe dos professores, e a prova disso foram as greves desses trabalhadores, que passaram 4 anos insatisfeitos”, afirmou.
Durante a reunião Jéssica Sales firmou o compromisso de rever o plano de cargos e carreira da categoria, e os itens pactuados com os trabalhadores durante as greves, e que ainda não foram cumpridos, mesmo tendo sido pactuados entre o sindicato e a gestão.
“A gente sabe das dificuldades desses trabalhadores, da situação de muitas escolas que estão abandonadas e das condições precárias de trabalho, mas já em janeiro vamos sentar e avaliar tudo isso, com o compromisso reconstruir os acordos e fazer a educação funcionar como deve ser”, garantiu Jéssica.
A reunião foi marcada por depoimentos emocionados dos servidores da pasta, que relataram as dificuldades enfrentadas ao longo dos últimos quatro anos no setor. “ Foi uma decepção muito grande para nós da Educação trabalhar para eleger uma gestão que deu as costas para nós. Abraçamos a Jéssica e estamos confiantes que esse ciclo vai acabar “, revelou um dos servidores presentes à reunião.
Assessoria