Foto: Adelcimar Carvalho
Redação Juruá Online
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) aprovou a criação do projeto de desenvolvimento sustentável Don Isaura, localizado em Mâncio Lima, com a finalidade de assentar 33 famílias. A iniciativa será implementada em uma área de 1.665 hectares na Gleba Socó e representa a quinta ação desse tipo no Acre neste ano.
Segundo Márcio Alésio, superintendente do INCRA no Acre, o projeto visa promover a produção rural com a titularização e regulamentação das terras. A criação do PDS Don Isaura permitirá que as famílias assentadas tenham direito ao acesso às políticas públicas federais voltadas à reforma agrária.
A regulamentação fundiária e o fomento à agricultura familiar são prioridades do Governo Federal. Atualmente, na região do Juruá, estão sendo arrecadados mais de 40.000 hectares, que serão destinados a novos assentamentos. Com a expectativa de criar até 10 novos projetos até 2026, a ação irá beneficiar diretamente mais de 2.000 famílias, promovendo segurança jurídica e melhores condições de vida por meio da produção e geração de renda.