Uma multidão se aglomerou em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, na frente do Restaurante do Povo Romilton Bárbara que foi reinaugurado na manhã desta sexta-feira (7). Com a reabertura, o restaurante vai distribuir 1.500 refeições diárias gratuitamente para famílias campistas.
O restaurante foi fechado em 2017 pela gestão municipal anterior. Na época, o município informou que o então prefeito pretendia buscar parcerias público-privadas para dar continuidade ao projeto, o que não aconteceu. No restaurante, eram ofertadas refeições com preços populares a R$ 1.
Agora, o restaurante foi reinaugurado pela Prefeitura em parceria com o Governo do Estado. A parceria vai possibilitar a oferta de 1.500 refeições gratuitas por dia, incluindo os finais de semana, a partir do Programa RJ Alimenta. Neste primeiro momento serão distribuídas quentinhas de almoço, além do café da manhã e também jantar.
A expectativa foi tanta que campistas cruzaram a cidade, em meio à pandemia, e se espremeram na fila. Antes das 6h da manhã a procura já era grande. São famílias que enfrentam dificuldades durante a pandemia.
A solenidade de abertura contou com a presença do Governador do Estado do Rio, Cláudio Castro, do prefeito Wladimir Garotinho, dos ex-governadores Rosinha e Anthony Garotinho, entre outras autoridades.
Governador do RJ Claudio Castro, prefeito de Campos Wladimir Garotinho e outras autoridades participam de inauguração do Restaurante do Povo em Campos, no RJ — Foto: Ana Carolini Mota/Inter TV
De acordo com o município, o espaço foi todo adaptado, respeitando os protocolos de prevenções à Covid-19 como, por exemplo, a instalação de placas de acrílico nas mesas. Essa prevenção não foi a mesma vista do lado de fora, nas filas.
Ainda segundo a Prefeitura, uma equipe de educadores sociais foi montada para realizar abordagens e atendimentos aos usuários visando identificar demandas e encaminha-las à rede de proteção do município.
A reforma do restaurante contou com o apoio da Rede SuperBom e da Concessionária Águas do Paraíba, através do Programa “Amigo da Cidade”, atendendo ao chamamento público descrito no Decreto 38/2021.
O G1 pediu um posicionamento do município sobre a aglomeração. A Prefeitura informou que “a Prefeitura de Campos e o Governador do Estado recomendaram a utilização de máscara, o distanciamento social e utilização de álcool em gel. Diante da fome agravada pela pandemia e a ansiedade da população, principalmente das pessoas que mais precisam, muitas passando fome, ficou difícil evitar aglomerações. A solenidade foi reduzida para acabar mais rápido”.
Via-G1