IMAC inicia força tarefa para o combate às queimadas nos municípios do Juruá

spot_img

Redação Juruá Online

O Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC) está intensificando as ações de combate às queimadas na região do Vale do Juruá, com foco na conscientização e na fiscalização. A iniciativa visa conter os impactos ambientais e promover a educação ambiental na região.

De acordo com Lacione Pedrosa, chefe do IMAC na regional do Juruá, a estratégia envolve ações educativas em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), além do monitoramento constante por imagens via Centro Integrado de Monitoramento por Imagens (SIGMA).

“Temos trabalhado há algum tempo na área de Educação Ambiental, com foco na conscientização da população. Vários municípios já foram visitados, com a participação de produtores e da população em geral, alertando sobre os perigos das queimadas tanto para a saúde quanto para o meio ambiente, além das sanções administrativas que podem ser aplicadas”, explicou Lacione.

O SIGMA identifica semanalmente focos de queimada e desmatamento, com os dados sendo enviados para o IMAC. A partir daí, a equipe do Instituto se reúne em uma “sala de situação” com outras instituições parceiras, como Ibama, Ibiap, Corpo de Bombeiros e Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), para programar ações de fiscalização.

“ As ações têm caráter emergencial, mas as áreas mais sensíveis recebem uma equipe de fiscalização para verificar o dano ambiental. Em caso de constatação, o responsável terá sua área embargada e receberá um auto de infração, respondendo administrativa e criminalmente”, explicou Lacione.

O IMAC reforça que desde 2018, o Sistema Nacional de Controle de Produtos Florestais (SINF) é o responsável por autorizar o desmate e a retirada de madeira. A autorização é emitida através de um engenheiro florestal credenciado, sendo um processo que não depende diretamente do IMAC.

“O IMAC não emite autorização para desmate. O processo ocorre através do SINF, com um engenheiro florestal credenciado, que elabora um projeto e acompanha o processo”, finaliza Lacione.

spot_img

Notícias relacionadas:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS