booked.net

IMAC e BPA realizam operação contra pesca ilegal no Rio Iquiri em Acrelândia

Durante a operação, foram apreendidas nove malhadeiras — redes de pesca proibidas —, conforme as normativas do Ibama, além da notificação de um pescador profissional licenciado que deverá prestar esclarecimentos.

Compartilhe:

Redação Juruá Online

Após receber uma denúncia anônima, o Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC), em parceria com o Batalhão de Policiamento Ambiental do Acre (BPA), apreendeu petrechos pesqueiros no Rio Iquiri, no município de Acrelândia, durante uma operação realizada na quarta-feira, 18 de dezembro.

A ação foi promovida no período do defeso, que vai de 15 de novembro de 2024 a 15 de março de 2025, e teve como objetivo fiscalizar a pesca na região, garantindo a proteção das espécies durante sua fase reprodutiva. Durante a operação, foram apreendidas nove malhadeiras — redes de pesca proibidas —, conforme as normativas do Ibama, além da notificação de um pescador profissional licenciado que deverá prestar esclarecimentos.

A chefe da Divisão de Fauna do IMAC, Paula Joseanny, ressaltou que a operação identificou não apenas o uso de petrechos proibidos, mas também espécies de peixes protegidas pelo defeso. “As malhadeiras foram retiradas do rio e encaminhadas para destruição”, informou Joseanny.

Além da fiscalização, o IMAC tem promovido diversas ações de educação ambiental e conscientização em municípios, reforçando a importância do defeso para proteger espécies como a dourada, o surubim e o pacu, entre outras. Durante este período, pescadores podem receber um benefício de um salário mínimo por mês, disponibilizado pelo Ministério da Pesca, em apoio à proibição da pesca para fins de comercialização.

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima