booked.net

Idosos voltam ser a maioria dos internados com Covid-19 em hospitais privados de SP; 52% têm mais de 70 anos, diz pesquisa

Em junho, pessoas com idades entre 40 e 50 anos eram o maior número entre os internados. Levantamento feito por sindicato dos hospitais privados de São Paulo é divulgado em momento de questionamento sobre necessidade de aplicação da terceira dose da vacina para idosos.

Compartilhe:

Mais de 60% dos pacientes internados em unidades de terapia intensiva (UTI) com Covid-19 na rede particular de hospitais do estado de São Paulo têm mais de 70 anos, segundo levantamento feito pelo Sindicato dos Hospitais Particulares de São Paulo (SindHosp). Dentre os pacientes internados em leitos clínicos, os com mais de 70 anos correspondem a 52% do total.

A pesquisa foi realizada entre 12 e 17 de agosto com 60 hospitais privados paulistas, sendo 27% da capital e 73% do interior e que somam 2.470 leitos de UTI e 4.762 leitos clínicos. Destes são 1094 leitos clínicos destinados a pacientes Covid e 707 para UTI Covid.

Segundo a pesquisa da entidade, 91% dos hospitais privados entrevistados afirmaram não estarem testando os diagnosticados com Covid para a variante Delta. A variante já corresponde a pelo menos 4% dos casos confirmados de Covid-19 no estado, e mais de 25% na Grande São Paulo.

Em junho, pesquisa idêntica feita pela entidade mostrava que a maioria dos internados tinha entre 40 e 50 anos no estado. Já em abril, a predominância nacional entre internados com Covid-19 estava entre jovens, faixa etária que somente se vacinou entre julho e agosto deste ano.

Para o médico Francisco Balestrin, presidente do sindicato autor da pesquisa, a volta dos idosos aos hospitais é preocupante e pode estar relacionada ao fato de os mais idosos terem tomado a vacina há mais tempo. A imunização dos idosos começou em janeiro. Ele defende a avaliação de uma terceira dose da vacina aos mais idosos.

Nesta quarta-feira, o ministro da saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que a pasta já entende a aplicação da terceira dose da vacina contra Covid-19 como certa e que essa será aplicada, inicialmente, em idosos e profissionais da saúde. Entretanto, ele não informou quando a dose de reforço começará no Brasil e disse que mais dados científicos são necessários.

O secretário da Saúde da cidade de São Paulo, Edson Aparecido, também afirmou que a cidade está analisando a aplicação de uma terceira dose da vacina contra a Covid-19 em idosos e profissionais de saúde, que foram os primeiros a tomarem o imunizante.

A divulgação do levantamento ocorre também em um momento em que se questiona a reabertura total e o fim das restrições de horário no comércio do estado, criadas há mais de 511 dias para prevenir a propagação da doença e que se encerraram na quarta-feira (17), por decisão do governador, João Doria (PSDB).

Segundo ele, a reabertura está ocorrendo “no tempo certo” e o uso de máscara continuará obrigatório no estado até dezembro de 2021.

Segundo os dados:

  • 60% dos pacientes internados em UTIs com Covid-19 têm acima de 70 anos
  • Nas UTIs, após os maiores de 70 anos, há predominância de pessoas com idades entre 41 e 50 anos (16%) e de 51 a 60 anos (14%)
  • 52% dos pacientes internados em leitos clínicos com Covid-19 têm mais de 70 anos
  • 71% dos hospitais privados estão com ocupação dos leitos de Covid entre 51% e 70%

Por G1 SP

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima