Hospitalizações por gripe sobem para 152 casos no Acre em 2026 e influenza lidera internações

spot_img

O Acre registrou 152 notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) até a 3ª semana epidemiológica de 2026, número superior ao observado no mesmo período de 2024, quando foram 76 casos, e também acima das 133 notificações registradas em 2025. O aumento das internações está associado principalmente à circulação da Influenza A, segundo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde.

De acordo com o levantamento, o início de 2026 apresenta discreto aumento nas hospitalizações por doenças respiratórias graves, impulsionado pela gripe, cenário que difere da tendência observada em outras regiões do país, onde há estabilidade ou queda nos indicadores.

Apesar do crescimento das internações relacionadas à influenza, o boletim destaca que o estado ainda não atingiu níveis de alerta, risco ou alto risco para SRAG, mantendo, até a segunda quinzena de janeiro, uma situação considerada estável em comparação com outros estados.

Influenza lidera casos graves

Entre os agentes virais identificados nos pacientes hospitalizados com SRAG estão Influenza A (incluindo H1N1 e H3 sazonal), vírus sincicial respiratório, rinovírus, adenovírus e metapneumovírus. A influenza aparece como um dos principais fatores associados aos quadros mais graves.

O monitoramento laboratorial é feito por meio de coletas nas unidades sentinelas e hospitais do estado, com análises realizadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e laboratórios parceiros, permitindo identificar os vírus em circulação e orientar medidas de prevenção.

Com informações A Gazeta do Acre

spot_img

Notícias relacionadas:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS