
Uma ocorrência de perturbação da tranquilidade, ameaça e dano mobilizou uma equipe da Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam) na tarde de domingo, dia 11, no bairro da Várzea, em Cruzeiro do Sul, interior do Acre.
A guarnição foi acionada via Copom/Sinesp+ após denúncias de comportamento agressivo em uma residência da região. Ao chegar ao local, os policiais foram recebidos por M. C. M., que se apresentou como vítima e relatou que o próprio filho, identificado pelas iniciais P. A. B. M., havia chegado à casa em visível estado de embriaguez.
Segundo o relato, o homem também apresentava indícios de uso de substância entorpecente, possivelmente cocaína, e passou a adotar comportamento extremamente agressivo, proferindo ameaças contra os moradores e tentando danificar objetos no interior do imóvel. A situação gerou medo generalizado entre os familiares, colocando em risco a integridade física e psicológica de todos os presentes.
Durante a intervenção policial, o autor foi encontrado em acentuado estado de alteração psicomotora, exaltado, verbalmente agressivo e resistente às ordens legais da equipe. Diante do risco concreto de escalada da violência — inclusive com possibilidade de agressões físicas graves — os policiais adotaram técnicas de imobilização para cessar a conduta e restabelecer a ordem no ambiente doméstico.
Após a contenção, foi dada voz de prisão ao suspeito, que foi devidamente informado sobre os motivos da detenção. Em razão do elevado grau de agitação, do risco de evasão e para garantir a segurança do conduzido, da equipe policial e de terceiros, foi necessário o uso de algemas, conforme prevê a legislação vigente e os princípios da proporcionalidade e necessidade.
Na sequência, P. A. B. M. foi conduzido à Delegacia Geral de Polícia Civil de Cruzeiro do Sul, ainda em visível estado de embriaguez.





