Redação Juruá Online
Um homem foi detido em Rodrigues Alves, interior do Acre, na manhã desta quarta-feira, 17, após ser acusado de abuso sexual de duas crianças e uma adolescente. A prisão aconteceu na balsa que liga a cidade a Cruzeiro do Sul, após o diretor do presídio local ter reconhecido o suspeito.
“Inicialmente, conseguimos localizar que ele estava em Rio Branco e mantivemos contato com a polícia civil de lá. Infelizmente, não conseguiram efetuar a prisão, mas recebemos a informação de que ele estaria vindo para Rodrigues Alves. Inclusive, o advogado dele disse que ele pretendia se entregar hoje à tarde. No entanto, hoje pela manhã, o diretor do presídio o avistou na balsa. Imediatamente, os policiais se deslocaram até o local e conseguiram realizar a prisão. Ele foi conduzido até a delegacia, será ouvido e interrogado, e logo em seguida encaminhado para o presídio”, relata o delegado Marcílio Laurentino.
Segundo o delegado Marcílio Laurentino, o homem era procurado pela polícia desde o dia 3 de outubro, quando duas crianças e uma adolescente relataram abusos sexuais à diretora da escola que frequentavam. As crianças foram submetidas a exame de corpo de delito, tendo sido confirmada a conjunção carnal na menina de 10 anos.
“Os relatos das crianças para a diretora da escola são bem angustiantes”, afirmou o delegado. “Ele ameaçava as crianças, dizendo que as mataria caso denunciassem, e exibia uma arma e uma faca para intimidá-las.”
O abuso sexual de um dos sobrinhos, um menino de 11 anos, teria ocorrido durante dois anos, o que demonstra a gravidade da situação e o trauma psicológico que a criança sofreu.
“O suspeito já tinha passagem pela polícia, mas não havia registros de ocorrências ou processos contra ele”, informou o delegado. “Ele confessou que era usuário de drogas, mas afirmou ter abandonado o vício. A esposa dele, no entanto, sabia que ele consumia drogas.”
De acordo com o delegado, o homem responderá pelo artigo 213 do Código Penal, que trata de estupro, com pena de 8 a 10 anos de prisão, e também pelo crime de estupro de vulnerável, com pena de 8 a 15 anos de prisão.
Também foi cumprido um mandado de busca na residência do acusado, onde foram apreendidos pirulitos que segundo as vítimas ele dava para atrair as crianças, uma faca utilizada para ameaçar as crianças e uma espingarda de pressão calibre 6,35.
Após a prisão, o homem foi conduzido para a delegacia, onde foi ouvido e interrogado. Ele será encaminhado para o presídio Manoel Neri, em Cruzeiro do Sul, para aguardar o julgamento. O inquérito policial será concluído e encaminhado ao juiz de garantias, que expediu o mandado de prisão.