booked.net

Há exatos 10 anos, partia o cruzeirense Orleir Messias Cameli

A primeira década após o falecimento é marcada por lembranças de um homem à frente de seu tempo e comprometido com o desenvolvimento acreano.

Compartilhe:

No dia 08 de maio de 2013, em uma quarta-feira, a população acreana amanhecia com a notícia do falecimento de Orleir Messias Cameli, que tinha papel importante com o social. Ele tinha 64 anos de idade e exercera a governança do Acre de 1995 a 1998, além de ter ocupado o cargo de prefeito de sua cidade natal, Cruzeiro do Sul, por um período de 15 meses entre 1993 e 1994. Orleir era tio do atual governador do Acre, Gladson Cameli.

“A morte não é o fim”

Historia retratada por Beatriz Barroso Cameli, ex-primeira dama do Estado do Acre

Orleir Messias Cameli, fez parte na construção histórica desta região, desde os seringais do Alto e Baixo Juruá e também na formação da cidade de Cruzeiro do Sul, bem como a integração do Acre aos demais estados da unidade federativa brasileira. Vindo de uma família batalhadora e ousada, que com muita coragem e dignidade, vieram ao mundo para fazer mudança. Mesmo quando o Acre ainda era um espaço considerado desacolhedor, os jovens visionários, netos dos pioneiros, Orleir, Francisco e Eládio, tornaram-se grandes empresários, fazendo diferença em nosso Juruá.

De acordo com a biografia, Orleir Messias Cameli era terceiro filho de Marmud Cameli e de Maria do Patrocínio Carneiro de Messias, nascendo em 16 de março de 1949, no Seringal Belo Horizonte, no município de Cruzeiro do Sul. Seguindo os passos de seu pai, começou a trabalhar muito cedo ao lado dos irmãos. Estudou na Escola São José de Anchieta em Porto Walter. Um homem inteligente, onde se destacava entre as crianças de sua época. Quando adolescente, mudou-se para Cruzeiro do Sul, onde continuou seus estudos, no colégio Marista São José.

Excêntrico, dono de um forte compromisso com o trabalho, construiu vários empreendimentos, marcando assim, ao lado de sua família, a história de Cruzeiro do Sul e do Vale do Juruá. Bastante participativo nas comunidades, foi convidado a ingressar na política. Em 1992, candidatou-se à Prefeitura de Cruzeiro do Sul. Eleito em outubro do mesmo ano, tomou posse em 1º de janeiro de 1993. Promovendo uma mudança radical na administração e na infraestrutura da cidade, ganhou notoriedade em todo o estado. Seu trabalho fez com que seu nome fosse, naturalmente, colocado na esfera política de sua terra natal, como o mais forte para a disputa eleitoral, de 1994, ao governo do Acre.

Em 1º de janeiro de 1995, tomou posse como governador do Acre, contribuiu para mudar a estagnada realidade, implantou programas sociais e priorizou o transporte público, a educação, cultura, saúde, segurança pública, o meio ambiente, agronegócio e as comunicações, possibilitando assim o crescimento do estado e o impulso à economia regional. No ano de 1998 ao terminar seu mandato, ele retomou a suas atividades empresariais, expandiu os negócios, dos quais havia se afastado, devido à dedicação a vida pública. Criou mais empregos, adquiriu equipamentos de ponta e, mais uma vez, impulsionou à economia local.

No dia 08 de maio de 2013, Cruzeiro do Sul amanhece nebuloso, com todas as portas fechadas, e a população sentindo um pesar, pois partia desse mundo o nosso ex-governador Orleir Cameli. A Catedral, local onde seu corpo foi velado e um dos patrimônios da cidade, estava lotada, não havia lugar nem para a família. Todos queriam dar o último adeus ao homem que fez Cruzeiro do sul acontecer.

Orleir Cameli era um acreano a frente de seu tempo e que deixou um legado, na vida pública e privada, que deverá levar muito tempo para ser – se for ! – superado. Naquela manhã de sol de 8 de maio, num hospital de Manaus, o Acre perdeu um de seus filhos mais ilustres e um de seus cidadãos mais dedicado a causas de sua terra e de sua gente.

Depoimentos de amigos e familiares relembram a trajetória e personalidade do cruzeirense:

Beatriz Barroso Cameli, ex-primeira dama
Emanuel de Melo Cameli, neto

Tiago de Melo Cameli, neto

Exemplo de determinação, coragem, gladiador, vencedor, filho do Acre, nascido no seringal, pai
para muitos, irmão de todos e, para mim, meu querido avô. Pessoa que nos ensinou e ensina até
hoje com o seu legado que não importa quem seja ou de onde seja, com determinação e coragem
podemos alcançar tudo aquilo que almejamos. Mesmo 10 anos após a sua passagem suas
histórias continuam me inspirando e fazendo crescer dentro de mim a vontade der ver o nosso
Acre e a nossa querida Cruzeiro do Sul prosperar. Um homem à frente do seu tempo, que lutou
para dar uma vida melhor não somente para a sua família, mas também para os que necessitavam
do seu auxílio. Desejo que o seu legado e suas histórias continuem servindo de exemplo e
inspirando o povo acreano por muitas gerações para que o sonho de um Acre melhor vire
realidade

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima