booked.net

Guiné Equatorial enfrenta o primeiro surto da doença causada pelo vírus Marburg

Até o dia 9 de fevereiro, oito amostras de sangue foram coletadas de contatos e enviadas ao Centro Interdisciplinar de Pesquisas Médicas.

Compartilhe:

A Guiné Equatorial, país da África Central, enfrenta o primeiro surto da doença causada pelo vírus Marburg. O Ministério da Saúde e Bem-Estar Social do país relatou pelo menos oito mortes entre 7 de janeiro e 7 de fevereiro, em duas aldeias localizadas no distrito de Nsock Nsomo, província oriental de Kie-Ntem, na região Rio Muni.

De acordo com a investigação epidemiológica em andamento, os pacientes apresentaram febre, seguida de fraqueza, vômitos e diarreia com presença de sangue. Em dois casos também houve lesões de pele e sangramento da orelha.

Até o dia 9 de fevereiro, oito amostras de sangue foram coletadas de contatos e enviadas ao Centro Interdisciplinar de Pesquisas Médicas de Franceville, no Gabão, onde testaram negativo para os vírus Ebola e Marburg.

Outras oito amostras de sangue foram coletadas de outros contatos e enviadas ao Instituto Pasteur em Dakar, no Senegal, no dia 12. Uma dessas amostras foi coletada de um caso suspeito que foi confirmado para o vírus Marburg por diagnóstico molecular. Este paciente apresentou febre, vômito, diarreia com sangue e convulsões e morreu em 10 de fevereiro no Hospital Distrital de Ebebiyin. O caso também tinha ligações epidemiológicas com quatro óbitos de uma das aldeias do distrito de Nsoc-Nsomo.

Até 21 de fevereiro, o número cumulativo de casos é de nove, incluindo um caso confirmado, quatro casos prováveis e quatro casos suspeitos. Todos os pacientes morreram, um em uma unidade de saúde e os outros oito na comunidade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), não há casos entre profissionais de saúde. Atualmente, 34 contatos estão em acompanhamento.

Com informações CNN

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima