Na tentativa de resolver o crescente problema de animais em situação de rua, o grupo Patinhas Feliz, representado por Iago Souza, iniciou uma mobilização em Cruzeiro do Sul (AC) para arrecadar assinaturas em apoio a um projeto de lei que propõe a criação de um abrigo municipal para animais.
De acordo com Iago, o objetivo é reunir 5% do eleitorado do município — cerca de 3.065 assinaturas — para que o projeto possa ser encaminhado à Câmara de Vereadores e, posteriormente, submetido à avaliação do prefeito.
“A ideia é que o município assuma sua responsabilidade e crie um abrigo público. Hoje, muitos protetores estão adoecendo porque abrigam os animais em casa e não têm condições de manter todos. São muitos casos e nós não conseguimos dar conta sozinhos”, explica Iago.
As assinaturas estão sendo coletadas em diversos pontos parceiros da cidade, como A Cruzeirense, Cristal, Sorveteria Iceberg e outras empresas. Os interessados também podem obter mais informações pelo Instagram do grupo Patinhas Feliz.
O projeto surge em meio à insatisfação da comunidade protetora de animais com a falta de estrutura do município para lidar com o problema.
Segundo Iago, o Centro de Zoonoses local não está realizando castrações nem outras ações essenciais, o que contribui para o aumento da população de animais abandonados. “A gente vê situações tristes: enquanto há locais com tratamento de primeira para outras finalidades, os animais de rua não recebem nem o mínimo. Por isso, precisamos desse abrigo municipal para começar a mudar essa realidade”, reforça o voluntário.
Para participar da mobilização, o cidadão precisa apresentar o título de eleitor no momento da assinatura, já que apenas eleitores de Cruzeiro do Sul podem validar o apoio ao projeto de iniciativa popular.





